Back

O Que é a Alma Humana?


Como Entender a Alma

Por:  Jorge A. Ferreira

A Alma humana sempre foi interesse e curiosidade de religiões, místicos e filósofos de todo o mundo. Desde os primórdios da humanidade, os homens buscaram entender o que era esta substância que há no ser humano e que o diferencia do restante da criação. Em suas tentativas desesperadas alguns chegaram a conceitos que de certa forma, se aproximaram dela, dando nos uma ideia da sua origem e de suas qualidades essenciais. Os Filósofos Gregos foram os primeiros a investiga-la, mas foi o cristianismo que nos proporcionou a conhecê-la melhor através da revelação.

A Origem da Alma

Existem pelo menos três teorias sobre a origem da alma: Teoria da preexistência, teoria criacionista e a teoria traducianista.

Teoria da Preexistência: Esta teoria é originária do filósofo grego Platão e foi defendida por Filo e o teólogo cristão Orígenes. propunham que a alma existia antes com Deus (um tipo de alma eterna) que sempre existiu e que obtém um conhecimento intrínseco das formas ideais. A crença da preexistência da alma contraria frontalmente diversas passagens nas escrituras, a começar pelo Gêneses, onde a passagem deixa clara que Deus a criou em um momento da história. A teoria foi combatida por diversos Teólogos ao longo do cristianismo.

Teoria Traducianista: Tertuliano foi um dos primeiros a propor o traducionismo, seguido com entusiamo por Agostinho de Hipona. A teoria propõe que o homem foi criado por Deus, corpo e alma imediatamente, propagando se a todos os homens por geração natural. Assim, todos os homens herdam não somente o corpo, mas a alma no ato da concepção. Algumas igrejas cristãs hoje, aceitam esta teoria, porém a mais famosa atualmente é a igreja Luterana.

Teoria Criacionista: A Teoria criacionista é proposta pelo filósofo Aristóteles e defendida pelo Teólogo cristão Jerônimo. Nela é proposta a ideia de que Deus criou uma vez o corpo humano em Adão, que se reproduz por geração natural, mas ao que se refere a alma não. Sendo assim, todo ser humano herda por geração o corpo e suas funções químicas e fisiológicas, sendo a alma criada diretamente por Deus em cada gestação. Este ponto de vista é aceito por católicos e por protestantes em todo mundo.

O Que é a Alma?

Os antigos gregos ao falar sobre a alma, usavam o termo (psiché) que hoje é relacionado a mente. Em latim o termo é (Animus) que nos dá uma ideia de “ser animado”. Nas escrituras sagradas encontramos também a palavra (Nephesh) em Hebraico. Todas elas se relacionam com a mente, emoções e o princípio vital ou animador do homem. é o ser interior e imaterial do ser humano.

A alma é a substância imaterial do homem, com uma unidade de consciência que unifica as faculdades existentes ao conhecimento do eu. É a personalidade agente do homem, responsável pelos atos e estados, que quando ordenados corretamente realizam os desígnios para o que foi criada.

As Três Faculdades da Alma

A consciência do homem é o agente motivador e ordenador do ser, que de certa forma demostra uma unidade espiritual. Na alma humana existem três faculdades distintivas, sendo elas: O intelecto, as emoções e a vontade.

Intelecto: O Intelecto é uma faculdade da alma relacionada a razão e ao entendimento. Foi criado por Deus, e é responsável pela abstração e o raciocínio humano, tonando-o capaz de se relacionar com o mundo criado e seus semelhantes. “Quem pôs a sabedoria no íntimo, ou quem deu à mente o entendimento?” (Jó 38:36) – “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” (Mateus 22:37)

Emoções: As emoções é a faculdade característica do ser humano. “Um homem sem emoções perde sua humanidade, se assemelhando às feras”. Emoção é uma reação a um estímulo ambiental e cognitivo que produz tanto experiências subjetivas, quanto alterações neurobiológicas significativas. Está associada ao temperamento, personalidade e motivações tanto reais quanto subjetivas [1]. São elas as responsáveis pelas motivações sensíveis de nossos comportamentos. “O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.” (Provérbios 14:30)

Vontade: A Vontade é responsável por direcionar nosso ser a um objetivo determinado. É ela que nos direciona ao bem, o belo, o verdadeiro e a Deus, e pode, quando não direcionado corretamente nos levar ao mal. A Vontade ou intencionalidade é a capacidade através da qual tomamos posição frente ao que nos aparece. Diante de um fato, podemos desejá-lo ou rejeitá-lo. Ante um pensamento, podemos afirmá-lo, negá-lo ou suspender o juízo sobre ele. Para os filósofos Agostinho e Descartes, vontade e liberdade estão relacionados: a faculdade através da qual somos dignos de louvor, quando escolhemos o bom, e dignos de reprovação, quando escolhemos o mau [2]. “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” (João 6:38)

As três faculdades da alma se relacionam entre si, formando uma unidade, na qual formam a personalidade do indivíduo, a consciência e senso do real e da imortalidade (Eclesiastes 3:11) . Sendo o Intelecto o organizador da razão, os sentimentos como percepção do sensível e a vontade como o agente realizador dos atos do homem. As três devem estar direcionadas à Deus, para que possa verdadeiramente cumprir o propósito para que foi criada, que é glorificar ao Senhor e ser útil aos homens.

A Alma é Imortal?

Como já vimos, a alma não é eterna, pois têm sua origem no tempo ao ser criada por Deus (Gn 2.7,22) . Porém, as escrituras afirmam enfaticamente que ela é imortal, ou seja, uma vez criada pelo Deus eterno, após a ressurreição, enfrentará seu destino no plano eterno (Lucas 20:36) .

A escritura nos mostra de forma clara que ela é distinta do corpo e permanece após a corrupção física., “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mateus 10:28). A alma deve se alegrar no Senhor e na salvação futura (Salmos 35:9). Deus prometeu aos justos a remissão das almas do Sheol (Salmos 49:14-15), Jesus disse ao ladrão na cruz que ele estaria com ele, mesmo após a morte do copo físico (Lc 23.42,43), a alma do santo não verá a corrupção (Atos 2:27).

A Alma humana é imortal, permanecendo viva e consciente após a morte do corpo em um estado intermediário, aguardando a bem aventurança no caso dos justos e a condenação eterna aos ímpios.

“Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” (Marcos 8:36)

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5:23)

Referências:

[1] EMOÇÕES: Wikipédia. InO Que são as emoções. [S. l.], 26 jun. 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Emo%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 26 jun. 2021.

[2] O QUE é a vontade. InO que é a vontade. [S. l.], 6 jun. 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vontade. Acesso em: 26 jun. 2021.

STRONG, Augustus Hopkins. Teologia Sistemática. São Paulo: Hagnos, 2003.

GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática. 2. ed. Miami, Florida: Vida Nova, 2009.

RENOVATO, Elinaldo. Teologia Sistemática Pentecostal. 2. ed. Rio de Janeiro: Cpad, 2008.

TEOLOGIA para Pentecostais: Uma Teologia Sistemática Expandida. 1º. ed. Rio de janeiro: Central Gospel, 2016.

Recomendados:

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico