.
João Cruzué
A visita do Espírito do Senhor aos corações dos homens é o maior privilégio que pode acontecer à humanidade de tempos em tempos. Duas ondas sacudiram a espiritualidade das nações, sendo uma delas no início do século XVI – com a Reforma. A segunda, veio no início do século XX – com o Movimento Pentecostal a partir da Bonnie Brae/Rua Asusa em Los Angeles. Estamos no começo do terceiro milênio e a terceira onda já está se aproxima.
A comemoração dos 500 anos da Reforma protestante – a primeira onda – ocorreu em 31 de outubro de 2017, ainda é assunto predominante na mídia evangélica mundial. Da Reforma emergiram a Igreja Luterana, a Igreja Presbiteriana, os anabatistas e os anglicanos. E por causa dela aconteceu a Contra-Reforma dentro da Igreja Católica Romana. Junto com o fundamentalismo que a Reforma trouxe, veio uma das maiores bênçãos que a humanidade ja experimentou – a produção em massa de livros a partir da máquina de imprimir de Gutemberg. O primeiro produto impresso foi a Bíblia Sagrada em alemão. O invento foi tornando cada vez mais baratos o custo dos livros enquanto mais e mais pessoas tinha acesso a eles. A democratização do conhecimento por mais de 500 anos e principalmente a leitura da Palavra de Deus na própria língua.
Considero como a segunda onda da visita de nosso Deus aos corações dos homens o Movimento Pentecostal do início do século XX. Uns ainda dizem que é coisa do diabo outros que é uma completa heresia.
Com base na ideia do conselho de Gamaliel nos primórdios da Igreja Primitiva, os resultados por ela produzidos não foram malignos: em apenas uma década, um avivamento varreu o mundo de Norte a Sul, do Ocidente ao Oriente. Nós brasileiros não podemos negar a força que o pentecostalismo mostrou através de cristãos cheios da presença do Senhor atuando em duas vertentes: na Igreja Cristã no Brasil e na Igreja Assembléia de Deus (AD).
No caso da AD, ela começou nos lares mais humildes do Norte e do Nordeste do Brasil. Destas regiões mais pobres proveu-se de homens e mulheres capacitados pelo Espirito Santo que empreenderam viagens (alguns em “paus-de-arara”) rumo as grandes Metrópoles: Rio de Janeiro e São Paulo. Assim como Deus abençoou a Judeia a partir da Galileia, Deus ordenou o mesmo caminho no Brasil. Do Norte e Nordeste para o sul.
Outros movimentos apareceram em tempos mais calmos e também foram muito bem sucedidos, tais como o da Cura Divina, pela Igreja Pentecostal Deus é Amor e Igreja O Brasil para Cristo e um pouco mais tarde os ligados ao chamado Neo-pentecostalismo, cujas duas maiores representantes são a Igreja Universal do Reino de Deus do Bispo Macedo, e a de seu contra-parente Igreja Internacional da Graça de Deus – do Missionário Romildo R. Soares. As duas maiores tecnologias de massificação da pregação do Evangelho desta onda foram o Rádio e a Televisão.
Em 2007, estamos às portas de embarcar na terceira onda de evangelização a qual será a mais eficaz de todas pois vai adicionar velocidade à comunicação do Evangelho sem deixar de usar os meios providos por Deus da primeira – a imprensa, e da segunda – o Rádio e a Televisão. A tecnologia da terceira onda será a página eletrônica na WEB. A mídia que nasceu nos anos 50/60 dentro dos quartéis americanos nos tempos da guerra fria encontrou o protocolo http:// de Tim Berners Lee em 06 de agosto de 1991. De lá para cá, principalmente a partir de 2010, as mídias sociais tomaram conta do mundo (Facebook, Twitter e Whatsapp, etc.)
Qual é a situação da Igreja do Senhor na do Século final da segunda década do século XXI? Sinceramente diria o Velho e Continente é um Vale de ossos secos. Quanto às Américas estão morrendo sob a teologia da falsa prosperidade.
Quanto à sociedade desta época (março/2020) está corrompida e assustada. Corrompida, porque nestes 70 anos de relativa paz toda sorte de pecado e impiedade foram aceitos e reenvidicados. Hoje, o liberal e moderno é praticar tudo sem nenhuma restrição de espécie alguma. A inversão de valores secularizou até mesmo uma parte da igreja. Assustada, porque Deus está começando a dar um basta nesta orgia do novo bezerro de ouro. O Covid-19 está assustando esta sociedade corrupta.
Começando pelos países mais ricos em direção aos mais pobres. O Dr. Anthony S. Fauci[1], Diretor do Insituto Nacional de Alergia e Moléstias Infecciosas comentou em tom pessimista que o Coronavírus pode matar de 100 a 200 mil pessoas nos Estados Únidos da Améria. Ás 01:36, horário de Brasília os registros[2] de contaminação mundial atingiram 722.350 casos, com 33.980 mortes em apenas dois meses.
A terceira onda com a tecnologia disponível, e com a liderança do Espírito Santo, hoje é possível levar o Evangelho de Jesus Cristo em questão de segundos aos quatro cantos da terra – incluíndo – a China que em 2207 providenciou emenda constitucional para permitir mais liberdade ao culto religioso, e entre eles o cristão. O susto que a Igreja está passando por esses dias causado pelo Covid-19 está fazendo com que desperte de um sono.
A julgar pelo que pode acontecer no Brasil e no mundo, aquela igreja de pregação humanista, politiqueira e avarenta está com os dias contados. Quando a morte começar a rondar os pastores e suas famílias muita coisa vai mudar. A pregação do Evangelho vai se tornar prioridade, a oração vai substituir os churrascos e a fartura de dízimos e ofertas vai minguar. Como se costuma dizer no meio pentecostal, estamos diante de um reboliço.
O topete dos grandes líderes mundiais vai ser abaixado. As ruas estão vazias. Milhares de caixões estão saíndo todo dia. O desemprego está às portas. A economia vai desabar. As companhias áreas vão falir. As empresas de turismo vão quebrar. Os governos vão ser sacudidos. Como tudo mudou em apenas dois meses. Quando tudo parecia perfeito e confortável teremos a mais dura Páscoa dos últimos 70 anos.
Então, a oração que hoje vamos fazer hoje, é a mesma que fez o profeta Habacuque: “Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva ó SENHOR a tua obra no meio dos anos, e no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia” Habacuque. 3:2.
(a continuar)
Esse artigo foi republicado com a permissão de Olhar Cristão.