Back

10 Seitas e Histórias Malucas


Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz”. Pv. 29:18

Obviamente o texto chave não se refere a Bíblia, não a ela como a conhecemos pelo menos, mas ele nos apresenta uma realidade que se aplica a sagrada escritura, e esta é que quando a palavra de Deus se distancia das pessoas elas acabam se corrompendo e muitas vezes a corrupção das mesmas vem das maneiras mais bizarras, macabras e trágicas.

O Santo Prepúcio

O episódio do santo prepúcio poderia ser uma anedota muito cômica, mas se tornou um dos trunfos da igreja cristã da época a partir do século VIII d.C. A primeira aparição do prepúcio sagrado, que supostamente foi retirado de Cristo ainda bebe, segundo uma das versões, apareceu na mão do Papa Leão 3° que a ganhou do rei dos francos Carlos Magno após pedir sua ajuda e apoia-lo na sua reivindicação/conquista do império romano. Mas muitos acreditam que a resposta é mais simples e a igreja de então fabricou a relíquia por conta das peregrinações e os lucros que elas geravam.

Ordem do Templo Solar

A primeira seita a ser relatada aqui é a da Ordem do Templo Solar criada na década de 80 por Luc Jouret, sua principal tragédia alegada foi o sacrifício de uma criança que os membros pensavam ser o anti-cristo, ainda nos contornos da tragédia dias depois Luc e vários seguidores cometeram suicídio.

O Templo dos Povos

Na mesma linha trágica o reverendo Jim Jones com seu carisma e ideias igualitárias revolucionarias, com pitadas da Bíblia, atraiu muitas pessoas segregadas e com ideais semelhantes aos seus ao “Templo dos Povos”. Depois de algumas mudanças de local e denúncias sobre abusos que aconteciam no “Templo”, que nessa fase já tinha se tornado uma comunidade, Jim Jones junto com muitos seguidores se mudaram para as selvas da Guyana. Com a visita do congressista Leo Ryan muitos membros expressaram à vontade deixar o local, Jim não conseguiu aceitar a debanda e ordenou a morte do congressista e os demais que estavam com ele, depois disso gerenciou um suicídio em massa que resultou em 918 mortes de membros, o total de baixas foi de 923 pessoas.

O Corpo de Cristo

Essa seita teve seu caso mais chocante acabando com a morte de dois bebês. Os membros não acreditam no estudo da bíblia, mas sim em revelação direta e Rebecca Corneau, participante da seita, não achando necessário ajuda médica perdeu seu filho pouco tempo após nascer por falta de cuidados médicos básicos. Além do filho de Rebeca outro bebe, Samuel Robidoux, morreu por inanição porque sua mãe estava esperando um sinal de Deus para alimentá-lo.

Raelianos

São uma seita com crenças bem peculiares, creem que alienígenas em suas naves espaciais vieram a terra e esse acontecimento tem vínculo com o surgimento da raça humana e da maioria das religiões milenares. Como acreditam em transferência mental como as de filmes e que clones podem gerar reencarnação, o surgimento de pessoas nesse meio afirmando coisas absurdas não é incomum, em 2003 temos um exemplo, uma participante da seita saiu em várias notícias como a primeira mulher a dar à luz a um clone, depois foi descoberta a mentira. Eles creem que Jesus, Buda, Moisés e outros líderes religiosos eram alienígenas enviados para ajudar os humanos, a seita leva esse nome em homenagem ao último enviado dos extraterrestres para ensinar os humanos, Rael (Um jornalista, cujo nome verdadeiro é Claude Vorilhon) que na verdade era um ser humano que teve contato com um alienígena em 1976 que lhe revelou todas essas coisas a respeito da nossa origem e tudo mais.

Verdade Suprema.

O líder dessa seita ficou conhecido como cristo de Tóquio, seu nome real era Chizuo Matsumoto e apesar de como era conhecido ele ainda tomava para si títulos como Deus da Destruição, Papa Sagrado e Salvador da Nação. Nessa seita eram misturadas crenças hinduístas, budistas e cristãs. Recebeu certo reconhecimento do povo e governo japonês inicialmente, chegou a ter 50 mil membros atraídos por seu discurso apocalíptico sobre uma eminente guerra final, ele era tão popular entre os seguidores que chegou a vender a agua com que tomava banho para alguns. A maior tragédia protagonizada por essa seita aconteceu no ano de 1995, realizaram um atentado terrorista com sacolas de sarin uma arma química, alguns integrantes se espalharam por linhas diferentes do metro e liberaram a substancia, o atentado resultou em 13 mortes e mais de 5 mil pessoas feridas.

Ramo Davidiano

Começou no Texas, Estados Unidos, teve sua origem em um grupo liderado por Florence Houteff, o mesmo se colocava como um porta voz bíblico e apregoou a volta de Jesus se daria em breve. Com a não confirmação da profecia muitos deixaram de seguir Florence e fundaram seus próprios movimentos religiosos, um deles foi o Ramo Davidiano. Na década de 80, David Koresh se tornou o líder do movimento e adicionou a crença de que para Jesus voltar eles precisavam criar uma linhagem pura que dominaria a terra, para isso David mantinha várias parceiras sexuais, inclusive menores de idade. Os membros da seita se isolaram formando uma comunidade, depois de denúncias de abusos sexuais que ocorriam na seita em 93 houve um cerco policial para render os integrantes da seita, o cerco durou dois meses e terminou com uma entrada forçada que resultou na morte de 76 pessoas devido a troca de tiros e um incêndio que houve no local.

Igreja de Satã

Também conhecido como Papa Sombrio, Anton LaVey escreveu a Bíblia Satânica, que se era o livro guia da igreja que ele fundou em 1966 em São Francisco, Estados Unidos. Apesar do nome e de outras alusões a demônios bíblicos e mitológicos, oficialmente a igreja não se declara como adoradora de Satanás, muito pelo contrário eles negam a existência do mesmo, apenas dizem encontrar nele um exemplo de orgulho, liberdade e individualismo.

Heaven’s Gate

Se fugir da terra em espaços naves para não morrer em um evento apocalíptico foi o roteiro de alguns filmes, algumas pessoas levaram essa ideia muito a sério. Marshall Applewhite fundou a seita que cativou um grupo de 39 pessoas, eles acreditavam que a terra passaria por um evento de renovação e que para escapar poderiam pegar uma carona no cometa Hale-Bopp, em março de 1997. Todos eles se envenenaram em uma mansão na Califórnia, com “faixas” ao redor do braço que diziam “Equipe de Desembarque Heaven’s Gate”.

Família Manson

Aquilo que está mais para uma gangue ou facção criminosa por muitos é considerada como seita pelo aspecto messiânico de Charles Manson, no seu grupo seus seguidores acreditavam que ele era o salvador dos brancos e os lideraria em uma guerra de “raças” contra os negros que iria eclodir em 1969. Como suas expectativas não se realizaram ele tomou a iniciativa e seus seguidores fizeram ataques a negros para tentar iniciar a guerra.

Independentemente do modo como se afaste da Bíblia e ao que esse afastamento leva, seja a crenças bizarras, tragédias ou uma crença mais intelectualizada, o efeito do distanciamento da palavra de Deus é nefasto. Não é necessário esperar por um massacre de Jonestown para perceber.

Por Josué Corrêa




Author Image

Anselmo Melo

Anselmo Melo,
Carioca, casado e pai de três filhos (herança do Senhor). Pastor Evangélico e empresário. Moro atualmente no Estado de São Paulo onde pastoreio a Igreja de Nova Vida em Limeira. Sou fundador e presidente da Associação Projeto Resgate Vida.




at
15:13

Esse artigo foi republicado com a permissão de Pastor Anselmo Melo

Blogs relacionados