Back

O sonho com um instrumento musical e a certeza de que Deus estava voltando para tribo remota

Wilma Rejane

Eles saíram de sua casa e desceram por um pequeno caminho até outra estrutura.

“Eles chamam a casa de Paluvaran , que significa Casa de Oração em sua língua. Este é o lugar onde eles adoram. Mas também é uma espécie de depósito de todos os artigos antigos de suas tribos. Eles têm trabalhos de cerâmica, metalurgia, tecelagem, todas essas coisas diferentes que são evidências tangíveis de que sua tribo vive e existe há centenas de anos.

“Fiquei maravilhado com este lugar. Eles tinham todos esses instrumentos musicais na lateral da parede.” Como fabricante profissional de instrumentos, Caleb achou fascinante, incrível. “Era como o Santo dos Santos de sua tribo. Era o local mais sagrado da tribo deles, e eles me levaram para lá.”

O chefe o informou que havia diferentes instrumentos musicais para cada um de seus deuses. “Eles têm o deus da árvore, o deus da pedra, o deus do rio. E eles não são necessariamente deuses, mas eles acreditam que o único Deus verdadeiro ou o Criador enviou anjos para guardar essas coisas diferentes, como o anjo do rio, o anjo da pedra.

“Em vez de orar e adorar diretamente a Deus, eles oram e adoram a esses diferentes anjos; os anjos seriam os que os ligariam a Deus. E então é um pouco diferente, mas não é completamente como se eles acreditassem em muitos deuses diferentes, eles acreditam no único Deus verdadeiro.”

Caleb notou que havia um ponto em branco na parede entre os outros instrumentos. “Eles disseram que em algum lugar entre 100 e 150 anos atrás, houve uma guerra tribal. Durante esta guerra, seu instrumento musical mais valioso que adorava o Deus de todos os deuses foi tirado deles.”

Em resposta, eles lamentaram por um tempo e criaram uma música que é mais ou menos assim:

“O Salimbaa foi tirado de nós,

Deus vai redimi-lo de volta para nós um dia.”

 “E quando esse instrumento for redimido de volta para eles, isso será o sinal de que Deus está voltando novamente. Porque Deus descerá do céu e chamará todos os justos a ele”. “Foi uma profecia. Este instrumento é o instrumento que adora o Deus de todos os deuses. Eles disseram: ‘Hoje, você trouxe o Salimbaa para nós!’”

Caleb ficou deslumbrado. “Ó meu Deus!” ele exclamou.

Depois disso, houve uma pequena reunião de líderes tribais. “É isso! Este é o Salimbaa!” eles choraram. Todos sabiam o que era quando viram e ouviram tocar.

Caleb aprendeu na tigela dourada da Salimbaa, com cordas que se estendem de um lado para o outro ao redor da tigela, que a convergência no meio é o lugar onde os Tinananon acreditam que a Salimbaa conecta o céu e a terra.

“Eles disseram que, nos últimos dias, Deus descerá do céu. Quando Deus descer do céu, Deus estará cavalgando dentro da Salimbaa, como se a Salimbaa fosse uma aeronave que conecta o céu e a terra.”

“Salimba é a aeronave do céu. Ele descerá do céu e chamará todas as pessoas justas para Ele. Então, quero dizer, a maneira que eu interpreto que é a Salimba é Jesus – Jesus é o Caminho, e a Verdade, e a Vida, e Ele é o único caminho para o céu.

Caleb com o Chefe Suhat e o instrumento Salimbaa (Missões Evergreen)

“Eu realmente acredito que Jesus é o único caminho de salvação para o céu. Essa tem sido minha oração por esta tribo desde então.”

Seu nome para o Deus acima de todos os deuses é Manama. “Eles começaram a rezar para Manama… e dedicaram este instrumento de volta a Deus.”

Como sinal de honra especial, o chefe colocou o capacete de um líder tribal no ombro de Caleb. “Agora o consideramos um chefe da tribo Tinananon”, disse ele. “O que quer que você acredite que Deus está nos chamando ou nos guiando, nós vamos segui-lo.”

Se recuperando de toda a experiência, Caleb ficou emocionado com o gesto. Eles ficaram com o chefe, Datu Lipatuan Suhat, por três dias.

“Orei muito com ele e profetizei sobre ele. Mas depois que saímos, não voltamos por alguns meses, durante esse tempo, dentro de um mês ou dois, o chefe teve um encontro com Jesus, e o Senhor falou com ele e ele escreveu tudo. Foi quando ele entregou seu coração a Jesus”.

Na segunda visita, Caleb perguntou ao chefe Suhat como ele poderia ajudar a tribo. O chefe ponderou a questão por mais de 30 minutos, então disse: “Bem, se você puder nos ajudar com uma coisa, quero que nos ajude a traduzir a Bíblia para o nosso idioma”.

Em janeiro de 2015, Caleb conseguiu que a Associação de Tradutores das Filipinas se reunisse com todos os 50 chefes da tribo Tinananon.

“Alguns dos chefes não queriam que a Bíblia fosse traduzida e outros queriam”. “Havia tensão na sala. Nenhum de nós, como estrangeiros, se sentiu levado a falar. O cacique veio à frente e abriu a Bíblia Cebuano, do Gênesis.”

Caleb aprendeu que o Tinananon acredita que Deus desceu e pegou o solo de Mindanao e o colocou em suas mãos e soprou nele e foi aí que o primeiro homem ganhou vida.

“Acreditamos que Deus fez o homem de sua respiração”, disse o chefe Suhat, “pegando o pó da terra e respirando sobre ele”.

O chefe Suhat começou a ler o relato bíblico da criação do homem e disse: “São apenas as primeiras páginas, imagine o que seria ter toda a Bíblia traduzida”.

Os outros chefes concordaram com a cabeça. “É verdade”, disseram eles, e todos os 50 concordaram em deixar os tradutores começarem seu projeto.

O chefe Suhat faleceu em 2015, após o início do projeto de tradução, apenas um ano após a chegada de Caleb com os Salimbaa.

“Foi incrível ver que no último ano de sua vida,  ele conseguiu ver isso, e que ele levou muitos de seu povo a  receber Jesus… eu vi que ele era um amante de Jesus. E ele liderou sua tribo para receber Jesus. E ele nos deu a porta aberta completa para levar o evangelho”.

Desde então, muitas igrejas foram plantadas entre os Tinananon. “É simplesmente incrível, as portas abertas que os chefes nos deram para esta tribo!

Primeira estrutura da igreja

“Foi principalmente através de Manigos”, diz Caleb. “Ele e alguns de seus companheiros conseguiram se unir a ele. E tem sido absolutamente incrível ver o evangelho se espalhar e crescer.

“E muitas pessoas vieram a conhecer Jesus, centenas de pessoas – pode ser aos milhares. Levamos outra equipe para lá em dezembro e eram 15 comunidades (plantas da igreja).

Primeiros crentes entre a tribo

“Manigos falava a língua e conhecia a cultura. Ele tem um coração tão grande por seu povo. Ele tem um chamado dado por Deus ao seu povo.

“Senti que o Senhor havia organizado tudo”, diz Caleb, “de uma maneira tão perfeita de organizar tudo, no momento perfeito. Foi uma série tão incrível de eventos que aconteceu que eu não poderia reivindicar nenhum tipo de reivindicação por isso.

“A melhor maneira que eu acho que poderia explicar é como se eu estivesse bem ali no meio da jornada com Deus. Senti como se Ele estivesse ali naquele momento. Eu estava tipo, sim, sim, este é Ele. Este é Ele, isto é o que Ele fez!

 Se você quiser saber mais sobre um relacionamento pessoal com Deus, clique aqui

Caleb e Gladys Byerly são os fundadores das Missões Evergreen. Seu foco é fazer parceria com Deus para trazer Seu reino à Terra. Caleb e Gladys se concentram principalmente em orientar e discipular líderes indígenas, que irão até seu próprio povo e lhes trarão vida de Cristo Jesus. Para saber mais, acesse  aqui

O autor deseja agradecer a Adam Fish e sua esposa Brooke, que iniciaram The Unseen Story, que apresenta relatos em primeira mão que revelam a realidade do amor de Deus. Eles trouxeram esta história para a atenção do autor. Mais de suas histórias podem ser encontradas aqui

Relato publicado originalmente no blog God Reports

* Deus seja louvado por este maravilhoso relato que inspirou e fortaleceu minha fé em Jesus Cristo, que assim seja para com você leitor do blog A tenda na Rocha.

Esse artigo foi republicado com a permissão de Wilma Rejane Neri Moura