Back

O que há debaixo do sol em julho de 2022.

João Cruzué

James Webb Telescope

Por  João Cruzué.

A Nasa divulgou nesta segunda terça-feira de julho (12/07/2022) as primeiras imagens do supertelescópio James Webb [1]. Com seus recursos especiais de fotografia no espectro infra-vermelho é possível ver imagens mais nítidas do que jamais vistas. Nestas imagens, os cientistas puderam ver que a contagem das galáxias supera a casa dos trilhões e que se fosse possivel contar há mais estrelas no céu do que os grãos de areia em todas as praias da terra. Se a escala de grandeza anterior ao JW já era absurda, não existe verbete me qualquer língua para adjetivar a nova descoberta. Por outro lado, se a Nasa tivesse tecnologia para construir um telescópio que pudesse fotografar  – sem nenhum desvio – a situação da humanidade no plano metafísico, talvez todos as autoridades e cientistas (e nós) pudessem ver que estamos nos aproximando de um buraco negro, pronto para destruir todas as conquistas da civilização.

Não estamos falando de um buraco negro no sentido astrofísico, mas algo que pode engolir a economia e a paz mundial. Na historia da humanidade sempre houve mais períodos de guerra do que de paz. Infelizmente, a humanidade avança de uma forma paradoxal. Há algo oculto na história da Terra. Deus deu ordem ao caos para ordenar a Terra. Os maiores avanços sociais e científicos , em termos gerais, vieram em decorrência de guerras. E ousaria dizer que o ser humano se torna solidário e bom samaritano quando passa pela miséria.

O padrão de minha análise vem da História da nação de Israel, a figueira que voltou a brotar em 1948. Quem quiser se aprofundar no assunto, para ver se foi mesmo em 1948 que as coisas ali começaram e já deram certo de início, tem o meu convite para ler o livro massudo (628 p.) de Anita Shapira entitulado “ISRAEL  – Uma História”. Do ponto de vista espiritual (foco do meu texto) YHWH foi amassando o povo israelita até o ponto de torná-lo menos idólatra e mais solidário. Israel e o mundo não passa um milésimo  de segundo sem os controles da Governança divina. Quando a idolatria, o materialismo  a ganância e dissolução da família  (entre outros pecados) “prosperavam”, Jeová permitia que o MAL chegasse de surpresa. Hoje temos poucos oleiros, senão fabricas de cerâmica. Então, temos uma palavra atual para entender isso: a PRENSA de Jeová.

Dois eventos mundias recentes mostram para nós que a economia mundial sobre abalos como se fosse construída sobre placas tectônicas. Primeiro exemplo: a pandemia recente do que popularmente conhemos por Covid-19. Depois, a guerra da Rússia com a Ucrânia. O resultado disso é o aumento da inflação. Quando a inflação aumenta, também aumentam a fome e a miséria.

É possível perceber tanto no Livro de Job quanto no texto bíblico do Profeta Daniel que há um plano espiritual neste mundo, além do plano físico. O plano espiritual governa os acontecimentos no mundo físico. Quem leu o Livro de Ester viu que, na noite que Hamã decidiu fazer uma forca para pendurar o pescoço de Mardoqueu, o Rei Assuero perdeu o sono à noite e mandou trazer o livro de crônicas.

A partir de novembro de 2022, está previsto pela ONU que o mundo vai chegar a 8 bilhões de habitantes [BBC]. Também podemos dizer que há quase 80 anos não ocorre uma gerra mundial. Neste período, os avanços científícos em todos os sentidos foram imensos. No plano religioso  cristão, há pelo menos 40 anos que as heresias têm contaminado o Evangelho – tanto na Igreja Católica (Teologia da Libertação) quanto na Evangélica (Teologia da Prosperidade). Em meu entendimento, os sermões de hoje têm técnica aprimorada, mas a falta da presença de Deus é inegável.

Se isso fosse possível no plano espiritual, qual seria o principal que o telescópio James Webb mostraria para nós. Pelo que li, na foto do JW das galáxias as que possuem a cor vermelha estão mais distantes enquanto as que tende ao azul, mais perto. Talvez, analogamente, pudéssemos ver a cor da temperatura das Igrejas e de seus anjos pastorais.  Se a imagem fosse da humanidade, talvez pudéssemos ver qual seria o retrato da situação de cada família. É muito significativo que a cor vermelha, científicamente, mostra as galáxias que estão mais distantes do foco. O socialismo/comunismo, ou seja lá qual seja a semântica correta disso hoje, também usa a cor vermelha. Ele tem gastado fortunas, a meu sentir, para terraplenar como um trator a família, a nação, a propriedade, o gênero, a raça, a etnia e até as denominações religiosas. Dividir para dominar. Quebrar os conceitos morais do certo e errado. Misturar a verdade com a mentira para vender uma meia-verdade. Confundir conceitos de identidade. Criar uma grande massa consumista em uma grande manada dirigida pelo medo e outras coisas que meu tempo não dá para continuar.

E, Deus, o Altíssimo, que a tudo vê ,com uma clareza que nenhum telescópio feito pela mão do homem jamais poderá fazer, não está indiferente ao caos que se avizinha. Vamos ter tempos muito difíceis.  Para dar ordem ao caos, Ele pode permitir que poderosos anjos destruidores sejam libertos para rodear pela terra e cumprir os seus desígnos. Há limites para os quais o Criador não tolera que sejam ultrapassados. Se ele é Deus, está no controle de tudo. Independentemente, do que qualquer pessoa pense, ele tem a prerrogativa de agir.

Se um ínfimo vírus produziu um estrago tão grande no mundo e uma guerra – lá do outro lado do mundo – trouxe a inflação a altos índices por causa do aumento do preço do barril de petróleo, não posso nem imaginar se alguma autoridade estulta lançar o artefato nuclear em qualquer nação.

Não estou otimista quanto ao nosso futuro, diante do retrato que a humanidade tem nos mostrado, mas eu sei que a miséria e a fome trazem de volta à consciências das pessoas o conceito da solidariedade e da comunhão para sobreviver.  Que Deus nos guarde, abra nossos olhos e nos livre do mal que está por vir.

Esse artigo foi republicado com a permissão de Olhar Cristão