Back

3 autoras cristãs contemporâneas que todo cristão deveria ler

Voltemos ao Evangelho

Conteúdo teológico e útil para mulheres e homens

Por Renata Gandolfo

Livros de autoras cristãs sofrem algum pré-conceito. Todos pensamos que mulheres escrevem para mulheres. Eu mesma tenho essa primeira impressão quando leio o nome de uma mulher na capa de um livro. Também é verdade que muitos livros escritos por autoras são realmente direcionados para o público feminino. Mas nem sempre isso é verdade. Embora a “cara” da edição a maioria das vezes seja feminina, o conteúdo teológico é útil para mulheres e homens. Então quero convidar você, leitor, a dar uma olhada em três títulos que separei escritos por autoras cristãs, mas que penso que sejam úteis para os homens também. 

Desafio colocado, abaixo apresento as três autoras que todo cristão deveria ler.

Nancy DeMoss Wolgemuth, 

DeMoss é uma mulher cristã que viveu solteira até seus 57 anos. Dedicou sua vida para o ensino de mulheres cristãs. Sentiu-se compelida a escrever sobre o tema feminilidade junto com algumas irmãs em Cristo, amigas mais próximas, quando perceberam o que o movimento feminista causou no universo feminino, invertendo valores bíblicos, subvertendo a identidade feminina moldada por Deus e corroendo a base da família. Em 2016 casou-se com Robert Wolgemuth, escritor e editor de livros cristãos. Ela continua ensinando mulheres, escrevendo, palestrando e falando em seu PodCast sobre feminilidade e desvendando as mentiras perniciosas que a cultura secular semeia no coração das mulheres.

Ela é a autora que lê a mente das mulheres (ah, eu precisava dizer assim). É uma autora que vive mergulhada nas Escrituras, ela faz um programa diário, de 2ª a 6ª feira, com duração de 30 minutos. Herdou o programa de rádio de Elisabeth Elliot. Eu sempre imagino quanto tempo essa mulher estuda e lê a sua Bíblia para escrever o conteúdo de um programa de 30 minutos diários. Não é pouca coisa. Mas vamos aos livros.

O primeiro que eu li de sua autoria foi Mentiras em que as mulheres acreditam e a verdade que as liberta. Uma amiga havia insistido que eu deveria ler esse livro, mas o assunto realmente não me atraia, além disso sempre temos uma fila de leituras acumuladas, e assuntos em que queremos nos aprofundar. 

Aa férias chegaram e lá estava eu, com a cara enfiada em um livro que eu não conseguia parar de ler. Pasmem, DeMoss tinha conhecimento de meus pensamentos mais secretos. Ela vasculhou minhas crenças mais antigas e enraizadas no coração, ela estava despindo minha mente de todas aquelas mentiras de estimação. Foi um escândalo em minha alma!

A escrita de Nancy DeMoss é uma conversa franca com você, então pegue sua xícara de café quente, sente-se confortavelmente e escute o que ela vai te dizer. Nancy tem uma leitura da alma feminina bastante precisa. Ela usa a luz da Palavra de Deus para penetrar no mais profundo da mente feminina. 

Se você ainda não leu Nancy DeMoss, não deixe de colocar em sua lista de leitura um de seus livros. 

Para começar a ler autoras cristãs indico um livro clássico Nancy DeMoss:

Mentiras em que as mulheres acreditam e a verdade que as libertam, Editora Vida Nova

Como já disse, essa autora tem uma precisão em examinar o coração feminino, o livro está dividido em capítulos que falam sobre algumas mentiras comuns que as mulheres acreditam, mentiras que assumem como verdades, por exemplo: Mentiras que acreditamos sobre Deus (Deus é como meu pai); mentiras que acreditamos sobre nossas emoções (se eu sinto “isso” então “isso” é verdade).

Mais livros da autora:

(em coautoria com Mary Kassian):

Mulher: sua verdadeira feminilidade – Vol 1, Editora Vida Nova

Mulher: dez elementos da feminilidade – Vol. 2, Editora Vida Nova

***

Nancy Guthrie

Guthrie é professora bíblica, ensina em sua igreja local e em palestras pelo mundo inteiro. Ela e seu marido realizam retiros para casais que sofreram a perda de seus filhos. Ela também é apresentadora de um PodCast.

Não temos muito material de Nancy traduzido para a língua portuguesa, mas o que temos dela aqui é muito bom e recomendo que conheça e leia. 

Nancy tem uma abordagem bem fundamentada nas Escrituras. Tem uma ótima hermenêutica e expõe a Palavra de Deus de forma única. Sua exposição bíblica tem personalidade e clareza. 

O que ler de Nancy Guthrie:

Ainda melhor que o Éden, Editora Fiel

Esse livro é uma metanarrativa bíblica, tem 9 capítulos, cada um deles traça a Teologia Bíblica de um tema, assim você aprenderá a ver a providência de Deus em cada um desses temas. Toda a Escritura será percorrida em cada tema e seu coração será direcionado para a redenção, quando Jesus voltará em Glória.

O livro contém um guia de estudos completo para aprofundamento de cada tema.

Foi uma das melhores leituras que desfrutei em 2021.

Mais livros da autora:

Antes de Partir – Encarando a morte com confiança em Deus, Editora Fiel

***

Nancy Pearcey

É uma das autoras cristãs que se destaca como uma apologeta cristã reformada. Sua grande referência é Francis Shaeffer, de quem aprendeu a refutar visões distorcidas das grandes questões da vida. 

Temos muitos livros traduzidos para nossa língua. O tema de Pearcey é a cosmovisão cristã e como isso pode oferecer ao leitor uma base sólida para apologética.

Você sabe responder qual é a razão de sua fé? Se sabe leia Nancy para aperfeiçoar-se, se não sabe, aprenda com uma das mentes femininas mais afiadas do século XXI.

Verdade Absoluta, CPAD

O subtítulo do livro já vai nos ajudar a entender o que Pearcey quer nos proporcionar com seu ensino: Libertando o cristianismo de seu cativeiro espiritual.

O livro está divido em 4 partes que falam de cosmovisão, primeiro uma definição bem contextualizada e com muitos testemunhos de vidas que foram resgatadas do lodo da cultura secular pela renovação da mente, se apropriando da visão cristã do mundo. 

Segunda parte tem um resgate histórico de como perdemos nossa visão cristã da vida e começamos a pensar como materialistas, cheios de razão e com quase nenhuma espiritualidade. Você vai saber como o Darwinismo se apossou de todas as áreas de nossa vida, deixando muitos cristãos rendidos a essa visão distorcida da vida.

Terceira parte Nancy aponta o caminho percorrido pelos cristãos até ficarem acuados pela pressão secular e perderem acento em lugares que antes dominavam e exerciam o mandato cultural. O capítulo 12 (como as mulheres começaram a guerra cultural) é o texto que desvenda como as mulheres chegaram até aqui e foram contaminadas pelo feminismo.

Finalmente na parte 4 vamos para a verdade absoluta abrir nosso entendimento para a verdadeira espiritualidade.

Livro certeiro para o caos de informações rápidas e fragmentadas que temos hoje. 

Mais livros da autora:

Ama Teu Corpo, CPAD

Espero que você, leitor, possa incluir umas dessas autoras cristãs em sua lista de leitura.

Esse artigo foi republicado com a permissão de Voltemos ao Evangelho