Back

Conselhos de um Idoso

Chamada

De acordo com o Estatuto do Idoso, aprovado em 2003, um idoso no Brasil é uma pessoa “com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos”. Há um projeto de lei em tramitação que altera essa idade mínima para 65 anos. Não me considero idoso, discuto todo dia com meu corpo que insiste em tentar me convencer que já estou na terceira idade. Na verdade, me considero experimentado, em alguns momentos até amadurecido. Já acertei, pela graça de Deus; já errei muito, ainda sob a graça de Deus. Hoje me considero feliz quando posso compartilhar algo de valor com os mais novos. Espero que a quilometragem acumulada resulte em sabedoria.

Daniel Lima aos 28 anos e aos 64 anos (hoje)

Daniel Lima aos 28 anos e aos 64 anos.

Há alguns dias, recebi de meu irmão uma foto minha com 28 anos. Não fiquei surpreso, pois imediatamente me reconheci na foto. No entanto, na mesma semana completei 64 anos e me reconheci como um senhor de cabelos brancos. Minha surpresa foi justamente comparar as duas fotos. Fiquei pensando no que eu diria para o Daniel de 28 anos. Devo ser honesto e reconhecer que não sei se o Daniel de 28 anos daria ouvidos ao Daniel de 64. Já naquela época, eu sofria da doença fatal de saber demais. No entanto, não resisti e, caso ele me ouça, pensei em passar-lhe algumas dicas:

  1. A vida é difícil. Alguns de seus sonhos nunca vão se realizar. Sonhos serão interrompidos por suas próprias escolhas tolas. Outros, por ações de outras pessoas contra você. Algumas ainda serão atos trágicos aparentemente sem um agente intencional. No entanto, em cada um desses momentos, nosso Deus soberano irá lhe acompanhar (Salmos 23.4).
  2. A vida tem valor, mesmo que alguns dos seus sonhos caiam por terra. Justamente por ter um Deus soberano, cada momento vivido em alinhamento com ele vale muito a pena. Inclusive aqueles momentos de dor se transformam em depósito de consolo para ser compartilhado (2Coríntios 1.3-7).
  3. Suas realizações mais impactantes serão os relacionamentos que construiu. Muitas vitórias podem ser impressionantes, mas o que realmente vai ficar são as vidas que você toca, as pessoas que abençoamos. Na verdade, algumas realizações ficarão esquecidas, gerando pouco ou mesmo nenhum impacto eterno. No entanto, as vidas tocadas, estas sim vão se multiplicar, vão abençoar outras e, sem saber, você pode gerar toda uma linhagem espiritual (2Timóteo 2.2)

Assinante Plus

A vida tem valor, mesmo que alguns dos seus sonhos caiam por terra. Justamente por ter um Deus soberano, cada momento vivido em alinhamento com ele vale muito a pena.

  1. Sua própria reputação não é tão importante, não se preocupe tanto em defendê-la. Pessoas não o respeitarão por sua própria promoção e aqueles que o acusarem com más intenções ou falsidades não serão convencidos por seus argumentos. Descanse no Senhor, o justo Juiz, e permita que ele revele a verdade a seu respeito (boa ou má!) (2Timóteo 4.8).
  2. Sua integridade é fundamental: busque viver uma vida coerente com o que você crê. Muitas vezes, você será tentado a usar “atalhos”, dar passos que parecem espertos, mas serão mentirosos. Não abra mão daquilo que você crê, ainda que pareça trazer vantagens. Pois, mesmo se trouxer vantagens, a sua própria alma será contaminada (1Pedro 3.16).
  3. Ame e curta seus filhos, mesmo em meio à dor. Filhos são benção (Salmos 112.2). No entanto, não são bençãos dos contos de fada, onde só existem alegrias. Filhos são bençãos pois nos desafiam, nos encantam, nos decepcionam, nos dão orgulho, mas também vergonha. Aprenda a amar seus filhos como seres humanos que, como você, são “gloriosas ruínas”. Em alguns momentos, refletem a glória de Deus e, em outros, evidenciam as marcas da queda. Ame-os e curta a vida com eles tanto nos momentos de glória como de dor (Isaías 57.15).

Sua integridade é fundamental: busque viver uma vida coerente com o que você crê.

  1. Ame e curta a Ana Paula, esse relacionamento será um dos seus maiores tesouros. Seu relacionamento com sua esposa será central em sua vida. Não digo seu maior tesouro, pois creio que essa posição tem de ser reservada ao seu relacionamento com Deus e, talvez, em segundo lugar, ao homem que você vai se tornar em Cristo. Só assim você conseguirá amar verdadeiramente a Ana Paula, a partir de sua caminhada e contínua transformação em semelhança a Cristo (Efésios 5.25-26).
  2. Continue buscando a Deus, é nele que você vai se encontrar. Como seres humanos, buscamos compreender qual é o propósito de nossa vida, por que nascemos e qual o sentido da existência. Continue buscando a Deus, continue dedicando-se a ele. Não se desvie! Pois é nele, e só nele, que você vai encontrar seu propósito e sentido de vida (Filipenses 3.12-14).

Não sei se o Daniel de 28 anos ouviria esses conselhos, inclusive porque vários deles são frutos de anos de caminhada, de erros e acertos e, especialmente, de conhecer a maravilhosa graça de nosso Senhor Jesus. Minha oração é que você, aos 28, aos 64 anos ou com qualquer outra idade, possa desfrutar de uma íntima e significativa relação com Jesus.

Compartilhe:  
Compartilhar no WhatsApp

Compartilhar no Facebook

Daniel Lima foi pastor de igreja local por mais de 25 anos. Formado em psicologia, mestre em educação cristã e doutor em formação de líderes no Fuller Theological Seminary, EUA. Daniel foi diretor acadêmico do Seminário Bíblico Palavra da Vida por 5 anos, é autor, preletor e tem exercido um ministério na formação e mentoreamento de pastores. Casado com Ana Paula há mais de 30 anos, tem 4 filhos, uma neta e vive no Rio Grande do Sul desde 1995.

Veja artigos do autor

Blogs relacionados