Back

É preciso de visão para mudar o mundo

João Cruzué

.

João Cruzué

A companhia americana Xerox poderia ter dominado o mercado mundial de microcomputadores. Entretanto, décadas atrás, vendeu suas patentes porque seu Presidente achava que NÃO haveria demanda popular bastante para o futuro do negócio. Assim a Xerox permaneceu apenas no ramo da fotocópia. A IBM comprou suas patentes e ganhou muito dinheiro.

A era digital trouxe nestas duas últimas décadas mudançs tão abruptas nas comunicações interpessoais que até as formas usuais de comunicação do Evangelho da Igreja quase ficaram obsoletas. As primeiras gerações de cristãos comunicava o Evangelho de uma forma que o pecador entendia. “Crê no Senhor Jesus, e serás salvo tu e a tua casa. Ele sentia o peso dos pecados, chegando à convicção de que precisava – mesmo – de um Salvador.

Depois, com o neopentecostalismo veio outra forma de mensagem que enfatizava os benefícios do Evangelho: “Crê no Senhor Jesus e prosperará tú e a tua casa.” E agora, no final da segunda década do IIIº Miliênio, o que devemos fazer diante de uma nova realidade onde as pessoas estão estudando, comunicando-se, negociando e falando e se vendo através de um smartphone.

Como vamos usar as ferramentas digitais disponíveis para que o Evangelho seja comunicado de forma virtual e ao mesmo tempo produza conversões reais?

É importante analisar bem o futuro, agora, pois não há como voltar ao passado para corrigir erros de falta de visão. A mensagem é a mesma: Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, perdoado, curado, liberto, livre, regenerado, justificado, santificado, transformado, abençoado, renovado, esclarecido. Jesus Cristo é o único Caminho, o único Senhor, o Deus Conosco, o maravilhoso, conselheiro, Pai da eternidade e Príncipe da paz. Que crê no Senhor Jesus tem o nome escrito no Livro da Vida, e se torna filho de Deus por adoção. Estas palavras, e outras semelhantes

Mas é preciso ter visão.

É preciso levantar os olhos para alcançar mais longe. Para isso precisamos nos atualizar e analisar o potencial das novas tecnologias de comunicação em massa e ao mesmo tempo contemplar o futuro. Quais serão as mais promissoras? Que rumos o comércio eletrônico e as comunicações mundiais estão tomando?

É claro que não precisamos estar ansiosos demais para cuidar disso. Mas persistindo em oração, e mantendo 0 propósito de andar na presença do Senhor, podemos trilhar pelos caminhos certos. A visão depende da oração, ou melhor, de comunhão com o Senhor, para fazer a coisa certa na hora certa.

Jesus escreveu na terra; Lutero usou a imprensa de Guttemberg para imprimir a Bíblia, Tim Berners-Lee criou a World Wide Web – a página eletrônica – que nossa geração está usando, mas a graça salvadora de Cristo é maior que tudo isso quando o amor de Deus é derramado pelo Espírito Santo em nós. Quando isso acontece, nós podemos ver.

cruzue@gmail.com

.

Esse artigo foi republicado com a permissão de Olhar Cristão