Back

Para que tanta lei?

Chamada

É provável que você, assim como eu, já tenha se proposto a ler a Bíblia de capa a capa. A leitura começa fluida em Gênesis, com a história da Criação e as aventuras dos patriarcas. Todavia, quando se chega em Levítico, com aquela infinidade de nomes, regras e descrições, você desanima e acaba pulando os próximos livros ou desistindo da leitura ali mesmo.

Neste ponto cabe a pergunta: para que Deus inseriu isso na Bíblia? De que me serve saber quais as medidas do tabernáculo e os diferentes tipos de ofertas?

Quero propor três lições que podemos tirar desses textos, entendendo que a Bíblia é viva e tem algo a nos ensinar hoje.

1. Deus é perfeito em todos os detalhes

O Senhor deseja que seu povo entenda que a sua santidade e grandeza são absolutas. Em Deus não existem coisas “meia-boca”. Tudo é completo e necessário. Cada detalhe do seu ser é puro, lindo e bem pensado.

Assinante Plus

2. Nenhuma impureza pode habitar com Deus

Em Salmos 5.4, lemos: “Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar”. É por isso que as exigências encontradas em alguns lugares da Bíblia são tão restritivas quanto ao que é puro ou impuro. Na verdade, a pureza que Deus exigia do povo de Israel tinha o objetivo de não tornar impuro o tabernáculo (Levítico 15.31), o lugar que era a representação de Deus no meio do seu povo. Assim, se alguém impuro se aproximasse da tenda, havia o risco dessa pessoa morrer. Deus preza pela sua própria santidade.

3. Sempre estaremos aquém do que Deus exige

Para nos aproximarmos de Deus, devemos então ser puros como ele é puro. Mas assim entramos num beco sem saída, já que, devido à Queda, todos pecaram (Romanos 3.23). A Torá, isto é, a lei de Moisés, conta com 613 leis. Ninguém conseguiu cumprir todas elas. Então por que Deus criou essas leis se sabia que ninguém as poderia cumprir? Justamente para nos mostrar o quão incapazes somos de agradarmos a Deus e nos relacionarmos com ele e o quanto precisamos da sua ajuda. Na realidade, a Lei é um grito de Deus dizendo: “Reconciliem-se comigo para serem curados, busquem-me para suprir suas fraquezas”, sendo também um sussurro de esperança dizendo: “Tenham fé; logo, logo, enviarei o Salvador que fará aquilo que vocês não conseguem e cumprirá toda a Lei no lugar de vocês e os tornará puros para que possam entrar na minha presença sem medo”.

Compartilhe:  
Compartilhar no WhatsApp

Compartilhar no Facebook

Stefan Yuri Wondracek é formado em design gráfico pela Universidade Feevale e teologia pelo Instituto Bíblico Palavra da Vida Argentina. Concluiu uma especialização em aconselhamento bíblico pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida (SBPV), em Atibaia/SP, em 2018. É casado com a Julia e pai do Artur, da Lara e da Débora Amira. Atualmente é obreiro na Igreja Batista Conde, em Porto Alegre/RS, servindo principalmente no pastoreio da nova geração e contribuindo no setor de comunicação.

Veja artigos do autor

Blogs relacionados