Back

Pensem nas coisas lá do alto

Chamada

Você já percebeu a quantidade de livros que começam com a frase “pense como um…”? Numa pesquisa rápida pelo Google encontrei: Pense como um monge, Pense como um artista, Pense como um nerd, Pense como um filósofo, Pense como um imperador, e a lista continua. Todos esses livros se propõem a desafiar seus leitores a saírem de sua realidade e verem a vida e suas questões com outra ótica, para então chegar a atitudes e soluções diferentes das habituais.

É interessante perceber que a Bíblia nos faz um desafio muito parecido. Colossenses 3.2 diz que devemos “pens[ar] nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra”. Assim como esses livros mencionados, a Bíblia inteira nos desafia a vivermos de um modo diferente do nosso status quo. Esse olhar padrão é uma vida em rebeldia contra Deus e se manifesta de diversas formas, como também podemos ler em Colossenses 3:

“Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria; por causa destas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Vocês também andaram nessas mesmas coisas, no passado, quando viviam nelas. Agora, porém, abandonem igualmente todas estas coisas: ira, indignação, maldade, blasfêmia, linguagem obscena no falar. Não mintam uns aos outros, uma vez que vocês se despiram da velha natureza com as suas práticas” (v. 5-9).

Mas existe uma diferença marcante entre o que o Colossenses 3.2 nos ensina e o que os outros livros nos dizem: enquanto esses livros nos convidam a olhar a realidade com olhos que não são nossos, Deus nos chama a olharmos a realidade como ela de fato é, com os olhos de quem nós realmente somos.

A diferença marcante é que Deus nos chama a olharmos a realidade como ela de fato é.

“Como assim?”, você pode perguntar. A explicação está nos versículos que seguem: “Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória” (v. 2-3).

Quem crê em Jesus é um cidadão celestial e faz parte do corpo de Cristo. Ele não é um ser com raízes na terra, mas plantado no céu. O problema é que fomos contaminados por um vírus chamado pecado que tende a ofuscar nossa visão e nos fazer viver como seres daqui, que tem o egoísmo e a arrogância como características básicas.

Compartilhe:  
Compartilhar no WhatsApp

Compartilhar no Facebook

Stefan Yuri Wondracek é formado em design gráfico pela Universidade Feevale e teologia pelo Instituto Bíblico Palavra da Vida Argentina. Concluiu uma especialização em aconselhamento bíblico pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida (SBPV), em Atibaia/SP, em 2018. É casado com a Julia e pai do Artur, da Lara e da Débora Amira. Atualmente é obreiro na Igreja Batista Conde, em Porto Alegre/RS, servindo principalmente no pastoreio da nova geração e contribuindo no setor de comunicação.

Veja artigos do autor