Back

Como Enfrentar um Tempo de Medo

Chamada

O clima é de medo! Pessoas relatam em voz baixa sobre planos de domínio e repressão. Outros fazem revelações de descobertas inquietantes (comprovadas ou não), mas sempre afirmadas com extrema convicção. Por fim, somos convocados a tomar uma posição antes que seja tarde demais. O tempo de agir é agora! Se formos omissos, seremos tragados por uma onda que trará sofrimento e perseguição. Diante deste quadro (com o risco de imitar o quadro cômico), quem poderá nos salvar?

Não, não estou descrevendo uma cena da Alemanha durante a ascensão do nazismo ou do Leste Europeu durante o endurecimento do regime soviético. Estou falando aqui do nosso Brasil. Diante da realidade inegável (e nem sempre nefasta) das redes sociais e com o resultado das eleições do dia 2 de outubro, temos sido inundados por relatos de conspirações, planos e “contraplanos”. Tenho tentado acompanhar o que tem sido dito, tentando ouvir todos os lados, embora com certa revolta diante de análises falsas e tendenciosas. De qualquer forma, o clima é de medo, de suspeita e de afirmações apresentadas como “verdadeiras” mesmo sem qualquer fundamento.

Assinante Plus

Como reagir em um clima assim? Como manter, por um lado, uma posição firme, e por outro, “filtrar” essa onda de revelações tão bombásticas quanto duvidosas? A primeira passagem que vem à minha mente é Isaías 26.3-4:

“Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.”

Diante do caos em que nosso mundo se encontra, Deus nos oferece a paz. Não uma paz qualquer, mas a paz que só o Príncipe da paz pode trazer (João 14.27). Por meio do profeta Isaías, o Senhor afirma que ele conservará em paz aquele que nele confia. Esta já é a primeira instrução da Palavra. A única paz verdadeira e duradoura não está na resolução do debate político, mas em mantermos o foco naquele que pode realmente responder ao caos interno e externo.

Diante do caos em que nosso mundo se encontra, Deus nos oferece a paz. Não uma paz qualquer, mas a paz que só o Príncipe da paz pode trazer.

No entanto, diante do medo, das suspeitas e do ambiente de tensão, eu gostaria de lhe convidar a refletir ainda mais profundamente sobre este momento. A Palavra de Deus nos alerta inúmeras vezes para não temermos. Isso não significa que não enfrentaremos perigos, mas que nossa causa já é vencedora. Todas as vezes que Deus nos fala para não temermos, sua resposta ao temor é a confiança nele, mesmo no vale de sombras e morte (Salmos 23.4). Veja, por exemplo, suas palavras ao sucessor de Moisés em Josué 1.6-9:

“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés ordenou a você; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.”

A resposta de Deus para o medo e para a insegurança é confiar no Senhor, expresso de duas formas: (1) lembrar de que ele está conosco, não nos abandona nos momentos mais difíceis e (2) manter o foco em suas palavras e obedecê-las! 

Diante de tanto tumulto, acusações suspeitas, planos e conspirações, como manter seu foco, sua paz? Deixe-me alistar alguns conselhos do Senhor:

  1. Mantenha sua comunhão com Deus saudável, firme e regular. Lembre-se de que se Satanás, o inimigo de nossas almas, nos afastar de nossa comunhão com o Senhor, ele já atingiu seu objetivo (1Pedro 5.8).
  2. Mantenha-se alinhado com a vontade do Senhor conforme revelado em sua Palavra. Não aceite atalhos ou desvios, mesmo que seja com a melhor das intenções. Nossa fé é manifesta naquilo que cremos, mas também no modo como nos comportamos. (Jó 27.4-6).
  3. Não acredite cegamente no homem. Mesmo líderes bem-intencionados podem estar sinceramente equivocados. Nossa referência inabalável é o Senhor Jesus, conforme revelado por sua palavra (Jeremias 17.5).
  4. Aproveite as oportunidades para testemunhar da paz que habita em seu coração. Diante de um mundo em caos, precisamos cada vez mais de pacificadores (1Pedro 3.15-16).

A resposta de Deus para o medo e para a insegurança é confiar no Senhor.

Minha oração neste período de turbulência, que na verdade vai ficar pior à medida que nos aproximamos do fim dos tempos, é que sejamos reconhecidos como o povo da paz, mesmo diante de perseguições e sofrimento. Que o mundo fique surpreso com o quanto nosso Senhor pode realizar no coração daquele que crê!

Compartilhe:  
Compartilhar no WhatsApp

Compartilhar no Facebook

Daniel Lima foi pastor de igreja local por mais de 25 anos. Formado em psicologia, mestre em educação cristã e doutor em formação de líderes no Fuller Theological Seminary, EUA. Daniel foi diretor acadêmico do Seminário Bíblico Palavra da Vida por 5 anos, é autor, preletor e tem exercido um ministério na formação e mentoreamento de pastores. Casado com Ana Paula há mais de 30 anos, tem 4 filhos, uma neta e vive no Rio Grande do Sul desde 1995.

Veja artigos do autor