Back

Um Deus que muda o tempo e a direção


Imagem livre de direitos autorais por Pixabay – pêndulo de navegação

Wilma Rejane

Deus: O Pai Perfeito, Aquele que doou as coisas mais preciosas do mundo para seus filhos, coisas que dinheiro jamais poderá comprar. Um Pai que abre diariamente seus tesouros de paz, amor, sabedoria, dons, vida, presenteando seus filhos.  Esse Pai Perfeito também fez um Plano Perfeito para transformar um passado de angústias. Um plano que concede uma eternidade de glória em um corpo incorruptível. Deus Pai enviou seu filho Unigênito ao mundo para  nos dar uma filiação Divina. Deus se tornou homem, em Cristo, para que nos tornássemos divinos na ressurreição. Jesus venceu a morte e nos garante essa mesma vitória. Esse prêmio é único, de um Pai sem igual.
Contudo, a salvação não é automática, de pais para filhos e aqui comento sobre uma galeria considerável de homens tementes a Deus, amados, obedientes, que viveram conflitos e decepções em seus lares, não obstante serem exemplos de fé e relacionamento com Deus. Esses exemplos nos mostram a necessidade constante de relacionar-se com Deus. Especialmente porque Deus é o maior modelo de Pai e no Salmo 68:5 está escrito “Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus Pai no seu lugar Santo”. Pai se traduz em ‘ab (Strong 1): antepassado, provedor, produtor. O Espírito Santo nos ensina a chamarmos Deus de Aba (Romanos 8:15) . Sendo Deus um Pai perfeito compreende as aflições dos pais terrenos, capacitando-os para a jornada familiar.

Vejamos o que aconteceu com alguns pais cujas derrotas e vitórias foram narradas na Bíblia:
Isaac: Esaú e sua vida amorosa causou profundo desgosto aos pais: “ Ora, sendo Esaú da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Besamote, filha de Emon, heteu. E estas foram para para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito” Gênesis 26: 34 – 35. E pensar que Isaac, seu pai, procurou agradar a Deus escolhendo uma esposa entre seu povo, sob diligente oração.
Filhos de Jacó: Diná, a única filha de Jacó foi estuprada e seus irmãos Simeão e Levi em vingança matam Siquém (o estuprador) e Hamon (seu pai). Jacó sofre também com o golpe de seus filhos que movidos por inveja, vendem o irmão José como escravo e  simulam sua morte.
: Era reto,  temente a Deus e desviava-se do mal (Jó 1:1). Constantemente oferecia holocaustos  a Deus por seus filhos, porque temia que não fossem fiéis a Deus ( Jó 1:5) .  É um breve exemplo de pai que ora para manter a paz e harmonia no lar. Mas um dia a tragédia devastou sua família, estes filhos morreram, ficando ele e a esposa sozinhos.
Davi: Absalão era seu terceiro filho e tentou usurpar o reinado de seu pai (II Samuel 15),  Davi o amava e perdoou a traição.
Quem sabe, esses desertos poderiam ter sido evitados, mas apontar falhas não é o objetivo desse artigo, O objetivo é evidenciar a  providência Divina na vida desses homens (apesar das falhas), das decepções ao longo da caminhada com Deus:
Filhos de Isaac: Esaú continuou não sendo o melhor exemplo, contudo,  se tornou próspero, pai de príncipes (Gênesis 36: 40 a 43) e viveu tempo de paz com seu irmão Jacó e seus pais (Gênesis 33). Jacó foi ainda mais próspero, em todos os sentidos. Porque Deus é bom e fiel para com os que o amam.
Filhos de Jacó: deram origem a nação de Israel (doze tribos), foram todos abençoados pelo Pai através de profecias que se cumpriram  (Gênesis 49). Em vida, Jacó vive tempo de grande felicidade familiar ao reencontrar seu filho José como governador do Egito e reunir a família em reconciliação (Gênesis 47). Bem aventurado foi Jacó que deixou para trás um passado de lutas e decepções para viver as promessas de Deus em seus dias. Porque Deus jamais esquece seus filhos.
: Sobre ele se diz: “O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início. Ele teve catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de boi e mil jumentos. Também teve ainda sete filhos e três filhas. À primeira filha deu o nome de Jemima, à segunda o de Quézia e à terceira o de Quéren-Hapuque. Em parte alguma daquela terra havia mulheres tão bonitas como as filhas de Jó, e seu pai lhes deu herança junto com os seus irmãos. Depois disso Jó viveu cento e quarenta anos; viu seus filhos e os descendentes deles até a quarta geração. E então morreu, em idade muito avançada. ”Jó 42:12 a 17. Porque do Senhor é a terra e a sua plenitude (Salmo 24) e Ele tem poder para devolver em abundância aquilo que o inimigo roubou.Davi: Quanta honra a desse pai! Um bem sucedido rei de Israel que antecede a Jesus na genealogia messiânica: “Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão” (Mateus 1:1). Davi não desapareceu nas páginas da Bíblia, da história mundial, ele permanece como um referencial de fé e coragem de grande amor a Deus. Viveu tantas lutas, mas apesar das fraquezas anelou por Deus, buscou a Deus como a maior motivação para sua vida. Teve filhos que o amarguraram, mas na velhice se alegrou com seu filho Salomão em um reino de paz. Davi viveu o bastante para testemunhar da fidelidade de Deus agindo em sua vida, renovando suas forças. Porque “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. ”Lamentações 3:22-23. Apesar da graça de Deus agindo na vida de Davi, é inegável que ele cometeu falhas na questão familiar ao negligenciar sua família, em detrimento do seu trabalho como rei. Fica-nos a lição de priorizar a família e cercar os filhos com oração e vigilância, buscar obedecer a Deus, sem comprometer a família por conta do pecado do adultério ou outros males.
As Promessas…
… São um alento, servem de motivação e consolo para que jamais os pais percam a esperança e a fé em verem suas famílias restauradas pelo poder do Evangelho. 

  • Isaías 54:13 Todos os teus filhos serão ensinados do Senhor, e grande será a paz de seus filhos.
  • Isaías 59:21 “E quanto a mim, esta é a minha aliança com eles”, diz o Senhor: “Meu Espírito que está sobre ti, e as minhas palavras que coloquei em sua boca, não se desviarão da tua boca, ou da boca da tua descendência, ou da boca da descendência de seus filhos “, diz o Senhor”, desde agora e para sempre. “
  • Salmos 102: 28 Os filhos dos teus servos habitarão seguros; seus descendentes serão estabelecidos antes de você.
  • Salmos 112: 1-2 Louvai ao Senhor! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que tem grande prazer em seus mandamentos! 2 A sua descendência será poderosa na terra; ser abençoado a geração dos retos será
  • Isaías 44: 3-5 Porque derramarei água sobre o sedento, e correntes sobre a terra seca; Derramarei o meu Espírito sobre a tua descendência e minha bênção sobre seus descendentes. 4 brotarão entre a erva como salgueiros junto às correntes das águas. 5 Este vai dizer, ‘Eu sou do Senhor “, e outro irá invocar o nome de Jacó, e outro escreverá na sua mão,’ O Senhor do ‘, e se citar pelo nome de Israel.
  • Isaías 61: 8-9 … Farei uma aliança eterna com eles. 9 Sua prole será conhecida entre as nações, e os seus descendentes no meio dos povos; tudo que o vê devem reconhecê-los, que eles são uma prole o Senhor tem abençoado.
  • Isaías 65:23 Não trabalharão em crianças vão ou urso de calamidade, porque serão a descendência dos benditos do Senhor, e seus descendentes com eles.
  • Provérbios 20: 7 O justo que anda na sua Integridade bem-aventurados os seus filhos depois dele.
  • Provérbios 14:26 No temor do Senhor há firme confiança, e os seus filhos terão um refúgio.
  • Jeremias 32:39 Eu lhes darei um só coração e uma só caminho, para que me temam para sempre, para seu próprio bem e para o bem de seus filhos, depois deles.
  • Deuteronômio 04:40 Portanto, você deve manter os seus estatutos e os mandamentos que eu hoje te ordeno, para que te vá bem com você e com os seus filhos depois de ti, e que você pode prolongar seus dias na terra que o Senhor teu Deus é dando-lhe de todos os tempos.
  • Atos 16: 31-33 E eles disseram: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”  

Não desista de orar e obedecer a Deus, não desista de acreditar que Deus é o mesmo ontem hoje e sempre e quer salvar a você e a sua família.
Deus o abençoe, que as Promessas de Deus para família se cumpram em nossos lares, amém.

Esse artigo foi republicado com a permissão de Wilma Rejane Neri Moura

Blogs relacionados