Back

As Operações do Espírito Santo no Novo Testamento


As Operações do Espírito Santo

Por:  Jorge A. Ferreira

O Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade, consubstancial com o Pai e com o Filho. Desde a eternidade age em unidade com as outras duas pessoas da divindade. Atuou na criação e se revela em todo o Antigo Testamento.

No Novo Testamento ele aparece como o agente motivador da igreja e suas operações em benefícios dos cristãos podem ser vistas de diversas formas, entre suas ações estão: Consolar, convencer do Pecado, dar Dons, Ensinar, Interceder, produzir Frutos, Santificar e etc…

Consolar: No Evangelho de João no capítulo catorze, Jesus diz claramente aos seus discípulos, após consolá-los (João 14:1) e pedir que guardassem seus mandamentos (João 14:15) que o Pai os enviaria (outro) Consolador. Revelando que o Espírito opera e age para consolar. É ele o consolador do povo de Deus “Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador…” (Jo 14.16).

Convencer : Ninguém pode alcançar a salvação e conhecer a Deus plenamente se primeiro não for agraciado pela benevolência do próprio Deus. Sendo assim, é o Espírito responsável por revelar e convencer o homem dos seus pecados para que possa desfrutar da graça divina. “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo” (João 16:8).

Conceder Dons: É o Espírito Santo quem capacita os crentes salvos e concede dons, para o exercício do ministério. Ele opera tanto concedendo quanto agindo nos salvos. “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;… ” (1 Coríntios 12:7,8).

Ensinar: Outra característica do Espírito Santo é que ele opera trazendo revelação e ensinando os crentes. Ele é o Espírito da revelação que ensina todas as coisas de Deus aos homens. “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:26).

Interceder: Como intercessor atua consolando e intercedendo por nós juntamente ao Pai e o Filho. Ajuda em nossas fraquezas levando nossas orações à Deus. “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Rm 8.26).

Produzir Frutos: O Espírito não só é o responsável por nossa conversão, como também é ele que produz em nossa vida diária o seu Fruto. “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” (Gálatas 5:17).

Santificação: Ao produzir o Fruto do Espírito em nós, somos levados a uma vida de santidade – sem a qual ninguém verá a Deus. “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” (1 Pedro 1:2).

O Espírito Opera todas essas coisas e outras em nós visando completar a obra que Deus iniciou em nossas vidas. “Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo.” ( Filipenses 1:6 ).

Recomendados

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados