Back

O Espírito Santo é Deus? (Pneumatologia)


Estudo sobre o Espírito Santo - Doutrina pneumatologia
Pneumatologia – O Espírito Santo é Deus?

Por Jorge A. Ferreira

A Doutrina do Espírito Santo também chamada de Pneumatologia trata dos atributos, deidade e das operações da terceira pessoa da trindade, afim de elucidar a obra do Espírito em suas diversas manifestações. Neste estudo mostraremos através dos textos bíblicos a divindade do Espírito e sua unidade com o Pai e o Filho.

A Natureza do Espírito Santo é revelada em seus nomes, em seus atributos e na triunidade com o Pai e o Filho.

A Bíblia apresenta pelo menos três nomes que revelam sua natureza divina e unidade com as demais pessoas da trindade: Espírito da Verdade, Espírito Santo e Espírito de Amor.

Espírito da Verdade: João diz sobre o Espírito que ”Ele veio para nos guiar em toda a verdade” (Jo 16.13) Testifica dela e assim como o Pai e o Filho ele é a Verdade (1 Jo 5.6).
Espírito de Amor: Paulo roga aos romanos que combatais com ele em oração no Amor do Espírito (Rm 15.30) e nos diz que é ele quem transmite o amor de Deus em Nós (Rm 5.5).
Espírito Santo: Ele é chamado por esse nome pelo menos 84 vezes nas escrituras, mostrando sua identidade santa e divina. (Isaías 63.10) Isaías o identifica com a trindade na expressão: ”Santo, Santo, Santo é o Senhor” (Isaías 6.3) .

Os Atributos divinos essenciais são claramente ligados à pessoa do Espírito, não deixando dúvidas que ele é Deus.

O Espírito Santo é onipresente. “Para onde me irei do teu Espírito…” (SI 139.7-10). O Espírito Santo é eterno (Hb 9.14)

O Espírito Santo é onisciente. “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito…” (1 Co 2.10a). “…Ele vos guiará em toda a verdade…” (Jo 16.13). O Espírito Santo é onipotente. “…Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá…Porque para Deus nada é impossível (Lc 1.35,37).

O Espírito Santo é Deus e seu nome é ligado aos demais da Trindade em unidade.

O Espírito Santo é mencionado com o Pai e o Filho (Mt 28.19; 2 Co 13.13). afirmando que os três são um (1 Jo 5.7).
O Espírito assume em diversas ocasiões o nome do Pai e do Filho, mostrando que ele os representa e age por eles. Espírito do Pai.”..:O Espírito de vosso Pai falará em vós” (Mt 10.20).
O Espírito de Cristo. “…Se alguém não tem o Espírito de Cristo esse tal não é dele” (Rm 8.9).
Ananias e Safira foram pegos mentindo ao Espírito “Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo…Não mentiste aos homens, mas a Deus” (At 5.3,4).

Fica claro assim, que o Espírito Santo como a terceira pessoa da trindade é Deus ”Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

(Efésios 4:4-6).

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados