Back

03 Atos para o conhecimento de Deus


Existem pelo menos 03 maneiras pela qual podemos conhecer à Deus. E elas partem de uma iniciativa que o próprio Senhor designa ao homem, já que o homem em pecado não poderá de forma alguma conhecer a divindade pelo simples fato de que, a queda no Éden retirou esta capacidade plena. O máximo que podemos é perceber de forma intuitiva a presença de Deus pela natureza e pelo raciocínio, que de certa forma é uma maneira “natural”, mas isso não é suficiente. Por esta razão, Deus se manifesta de outras duas maneiras, que parte da ação direta da graça do Senhor, a Fé e consequentemente a Experiência.

Conhecimento pela razão

Podemos conhecer a Deus pela natureza e através da razão. É o que chamamos de revelação geral de Deus, é o conhecimento nato que o Senhor concede a todos os homens para que não sejam “indesculpáveis” diante dele (Romanos 1:20). A Natureza criada por Deus nos sugere um ser criador que ordena todas as coisas e que projetou o mundo de forma a dar condições para a vida de todo ser vivente no cosmos de forma que manifeste a sua glória (SI 19.1) .

Esta revelação é dada pelo Senhor para que todo homem possa conhecê-lo e não possa ter desculpa diante de sua presença. A razão natural alcança de forma imperfeita as marcas de Deus em sua criação, no homem e na história. Ela mostra ao homem que o mundo tem um propósito e foi criado e ordenado de forma sobrenatural por um ser superior e soberano.

Este tipo de conhecimento não pode levar o homem a salvação, pois é incompleto, no sentido que pode apenas revelar que há um Deus, mas não revela de forma clara quem é esse Deus, e como ele se manifesta em sua providência salvífica. Por essa razão, Deus providenciou um novo tipo de conhecimento que é proveniente da fé.

Conhecimento pela Fé

Outra forma de conhecimento providencial de Deus é a fé. A Fé é a crença que proporciona o conhecimento para a salvação, e é alcançada pela pregação do evangelho como um ato da graça do Senhor. ” De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17). É dado por Deus através da revelação especial que através de uma ação do Senhor o faz apto para receber os benefícios da obra redentora de Cristo na cruz.

O Homem uma vez alcançado pela graça e cheio de fé é apto a conhecer ao Senhor e desfrutar da salvação em Cristo “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2:8). Esse tipo de conhecimento é proporcionado pelo fato do homem adentrar aos mistérios de Deus e passar a fazer parte da essência do próprio Senhor.

O Conhecimento proporcionado pela fé é um tipo de revelação que integra o homem a viver na dimensão do Espírito e a fazer parte do corpo de Cristo (1 Coríntios 12:27) passando a discernir as verdades dos céus. “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.”(1 Coríntios 2:14,15).

Conhecimento pela Experiência

O conhecimento pela experiência é um tipo de saber que concretiza todos os outros, pois é ele que realmente nos faz aprofundarmos na pessoa de Deus. É o conhecer por relacionamento, por presença que nos mostra de maneira pessoal que Deus age no mundo dos homens. “Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.” (Jó 42:5).

É impossível viver uma vida plena com o Senhor sem vivê-la na experiência pessoal, sentir e andar com ele em comunhão e desfrutar das operações e ações do seu Espírito. O conhecimento teológico, bíblico e natural não pode substituir a experiência com ele, tanto em sua vida espiritual como na vida em si.

As experiências de vida com Deus são insubstituíveis e somente elas podem nos fazer conhece-lo verdadeiramente, pois o Senhor não é um ser imaginário, é um ser pessoal que deseja se relacionar conosco. “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Oséias 6:3)

Conclusão

Os três tipos de conhecimento para alcançar a Deus, são necessários como uma escala de gradação que vai da razão, passa pela fé e chega à experiência. Deus é o ser criador que em sua criação nos mostra de forma racional sua presença real, que nos revela os mistérios da salvação e de sua natureza pela fé e que como ser pessoal se relaciona conosco, transformando nosso ser e nos fazendo segundo à imagem de seu filho Jesus.

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico.

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados