Back

A Importância dos Salmos para a experiência Cristã


Os Salmos e a vida cristã

Por:  Craig Keener

Ler a Bíblia pessoalmente e experimentalmente (quero dizer, relacionalmente) é desejável, desde que seja moldado e instruído pela disciplina de leitura cuidadosa e consistente. Muitas partes das Escrituras convidam abertamente à leitura experimental. Por exemplo, os salmos devem ser orados e cantados mais do que exegetas à luz de suas configurações específicas na vida individual de seus autores (que muitas vezes são desconhecidos para nós). Salmos evocam sentimento, empregando uma série de artifícios retóricos, incluindo algumas formas complexas de paralelismo (como um acróstico esteticamente agradável no Sal 119) ou crescendo (como no Sal 150). Podemos tentar reconstruir sua situação histórica ou compará-los com as formas litúrgicas das culturas vizinhas, mas uma vez que tenhamos feito todas as pesquisas possíveis, os salmos por seu próprio gênero nos convidam a fazer mais do que estudá-los: eles nos convidam a orá-los, cantá-los ou usá-los como modelos para impulsionar nossas próprias orações. Eles nos fornecem um vocabulário histórico de oração.

A maioria dos leitores concordaria que os salmos devem ser orados, como os puritanos os oravam. Mas a narrativa histórica convida à leitura experiencial? E quanto à biografia? Mesmo aqui, no entanto, as narrativas têm o objetivo de nos atrair para seu mundo, para facilitar a identificação do leitor, para nos convidar a absorver algo de sua visão de mundo. Podemos tomar como exemplo o Evangelho de João. Quando lemos que Jesus ensinou seus discípulos a amar uns aos outros, nós realmente cumprimos a intenção do autor do Quarto Evangelho ou do Jesus que falou na narrativa de meramente estudar os termos gregos usados? Nós o cumprimos meramente comparando opiniões antigas sobre o amor e mostrando como a opinião expressa aqui é diferente? Esses estudos têm valor de apoio, mas presumivelmente João deseja que respondamos ao texto com fidelidade, amando realmente uns aos outros. O Evangelho de João pretende ser mais do que um exegeta intelectualmente; convoca aqueles que a atendem a se alimentarem de Jesus, o pão da vida, a desejá-lo como nossa própria fonte de vida. (Por essa razão, achei meu próprio comentário sobre o Evangelho de João insuficiente, capaz de abordar apenas um lado do texto bíblico, porque apenas comentar não o corta. Temos que envolver o Evangelho com nossos corações.)

O público antigo esperava aprender com as narrativas. Os eruditos podem ler textos bíblicos puramente para obter informações, mas os cristãos (sejam eles eruditos ou não) também os lêem para edificação. A Escritura, portanto, serve como um ponto de contato para nosso relacionamento com Deus e é útil para a formação espiritual. O fruto do Espírito, esperado para todos os crentes, é experiencial, emotivo e comportamental: amor, alegria, paz, longanimidade e o resto. Como já foi observado, não se pode ler os salmos da maneira que devem ser ouvidos sem abraçar a emoção neles. Os salmos modelam orações de alegria e tristeza. A emoção, então, não é estranha às Escrituras. Ao nos relacionarmos com o Deus das Escrituras, devemos fazê-lo com todo o nosso ser – intelecto, emoção e tudo mais.

Este conteúdo é de Craig Keener, mas editado e publicado pela Defenders Media.

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados