A era das mudanças
Por João Cruzué
Ao abrir os principais veículos de comunicação hoje – 15.11.2019 -, posso ver os seguintes assuntos:
GABARITO DO ENEN É DIVULGADO; ADMINISTRADORA RECOMENDA FALÊNCIA DA AVIANCA À JUSTIÇA; TR-5 SUSPENDE UMA DAS CONDENAÇÕES DE EDUARDO CUNHA; BOLSAS DO EUA BATEM RÉCORDE DIANTE DE CELEBRAÇÃO DE ACORDO COM A CHINA; EUA E CHINA DEVEM LEVAR A DÍVIDA MUNDIAL PARA US 255 TRILHÕES; CHINA PÕE FUNDO DE 100 BILHÕES DE DÓLARES À DISPOSIÇÃO DO BRASIL; SEM FLAVIO E CARLOS, EDUARDO BOLSONARO SE CONSOLIDA A POSTO DE HERDEIRO POLÍTICO DO PAI; RECEITA FEDERAL ENVIOU A TOFOLI DADOS SIGILOSOS DE INVESTIGAÇÕES DE 6.000 CONTRIBUINTES; EVO MORALES RENUNCIA E VOA PARA O MÉXICO; CHILE TERÁ PLEBISCITO POR NOVA CONSTITUINTE EM 2020; PRESIDENTE TRUMP ENFRENTA PROCESSO DE IMPEACHMENT; XI JIMPING E BOLSONARO EVITAM FALAR DE 5G; CARLOS MESA PEDE QUE CONVOQUEM ELEIÇÕES LOGO PARA A BOLÍVIA; BORIS JOHNSON ENFRENTA RESISTÊNCIAS NO BREXIT; PUTIN ESTÁ NO BRASIL PARA A CÚPULA DOS BRICS; FÓRMULA 1 CORRE DOMINGO NO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS; SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL JOGA CONTRA ARGENTINA NESTE FIM DE SEMANA; A REPÚBLICA FAZ 130 ANOS HOJE; LULA ESTÁ LIVRE DA PRISÃO FAZ UMA SEMANA; BOLSONARO SAI DO PSL PARA FUNDAR EM 150 DIAS O PARTIDO ALIANÇA PARA O BRASIL – ENTRE OUTROS.
A informação que levava anos para ir ao outro lado do globo, hoje chega a qualquer lugar do planeta em dois segundos. Estamos vivendo em uma época da massificação da informação. Da informação pode se tirar tudo, coisas boas e ruins, e uma das possibilidades é o aumento da sabedoria. Uma época de contradições – centenas de bilionários e milhões passando fome, excesso de conhecimento sobre a Palavra de Deus e pouca aplicação. Mais Bíblia e menos fé. Mais ministros e poucos obreiros. Muitos fariseus e poucos samaritanos. Enfim, a velocidade da transformação é mais lenta que a da informação.
Sob um olhar cristão, a Igreja Evangélica no Brasil também mudou muito. Da tirania dos costumes para a teologia da prosperidade. Mas não ocorreu apenas isso. Da máxima “política é coisa do diabo”, para o “projeto de representação política é mais interessante que um projeto de evangelização nacional”.
A Igreja, por outro lado, não é uma instituição coletiva. Nós somos as pedras e tijolos que compõem a Igreja. O altar mudou e junto com ele, a nave da Igreja, usando da metonímia. A massificação da informação nos leva ao comportamento do levita e do sacerdote, da parábola do bom samaritano. O conforto e a prosperidade não nos leva ao caminho da solidariedade, senão para o egoísmo e ao narcisismo. Diante de um bombardeio de notícias de mortes, roubos, assaltos, corrupção, suicídios podemos ficar com a consciência indiferente.
É por isso que na Bíblia, Deus corrigiu os rumos do povo de Israel, permitindo a guerra, a fome, a diáspora e toda sorte de sofrimento. Porém, nunca os abandonou.
Voltando às grandes mudanças,
Em 06 de agosto de 1991, Tim Berners-Lee criou o “link” o protocolo http
e publicou a primeira página (site) da www (Internet) que foi o blog http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html
Onze de setembro [1] mudou a história dos EUA em 2001.
Onze de março [2] mudou a história do Japão em 2011.
Em 17 de março, [3] a Lava Jato mudou a história do Brasil em 2014
Esse artigo foi republicado com a permissão de Olhar Cristão.