Back

Você já entrou na Arca de Noé?


Wilma Rejane

Noé foi um mensageiro das Boas Novas do Reino de Deus para sua época e também para gerações futuras, seu nome significa “descanso” um nome dado como profecia para seus pais: “ Deu-lhe o nome de Noé e disse: “Ele nos aliviará do nosso trabalho e do sofrimento de nossas mãos, causados pela terra que o Senhor amaldiçoou”. Gênesis 5:29. Noé trabalhou 100 anos na construção da arca e não é dito que tenha contratado muitos servos ou  ficado aborrecido com Deus pela descrença das pessoas e demora da conclusão da obra. Porém, todos os méritos que porventura venham a ser dados a Noé, não provêm de suas obras, mas da fé em um Deus que honra Sua Palavra e o relacionamento para com os que Nele confiam.

Assim como a Arca foi para Noé e sua família, Jesus é para a humanidade, um lugar de descanso e salvação. Assim como Deus fechou a Arca de Noé por fora para que as águas do dilúvio não adentrasse, Deus concedeu a humanidade uma Porta de acesso à Salvação para Refúgio seguro a todo que confiar: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:9.

A arca foi toda “betumada” (Gn. 6.13-14) e Betumar  no hebraico do Antigo Testamento significa “cobrir, proteger” é a mesma palavra usada quando se refere a “expiação, perdão, reconciliação” – “kaphar”  (Êxodo 29:36). Assim, podemos comparar o ato de betumar a arca com o de expiar, proteger, cobrir. Na arca, Noé e sua família estavam recebendo tudo isso de Deus. Sobre essas coisas, também se fala de Jesus Cristo: “ Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” Efésios 1:13-14.

Alguns detalhes sobre a estadia de Noé e sua família na Arca chamam atenção:

-Após todos entrarem na Arca Deus a fechou por fora (Gênesis 7:16) o que indica que a Arca não tinha fechadura por dentro, de outra forma, o próprio Noé a teria fechado.

-Havia uma janela na arca que era utilizada para verificar o tempo e onde qualquer pessoa de dentro da arca poderia colocar o braço para sentir o clima. A janela media um côvado, ou seja, a medida de um braço humano.

-Através da janela Noé soltou um corvo, uma pomba e assim pode se certificar do tempo certo para sair.

-Se Deus fechou a porta por fora, somente Ele poderia abrir, não é mesmo? E se somente Ele poderia abrir, por que não avisou: “Noé, a chuva passou, a terra secou, saí da arca com sua família e libera os animais”?

Finalizando, aprendo que assim como Noé construiu a Arca para salvação, tendo que verificar o tempo através da janela tamanho de um braço humano, assim somos nós no tempo presente, era da Igreja: Jesus realizou o sacrifício para perdão dos pecados e salvação eterna, contudo, cabe a cada um “por o braço fora da janela” e buscar a Deus, conhecer, obedecer. 

O plano de salvação foi consumado, “fechado por fora”, pois através de Deus a Salvação nos foi dada, Jesus Cristo esperança de todos os povos! Assim como Noé precisou agir, verificar, buscar, cuidar, ficar atento sobre tempo de entrada e saída da Arca, assim é conosco: precisamos agir, pela fé, deixar que o Espírito Santo de Deus opere em nós para limpar nosso interior, purificando o ser com Água Viva Viva que é Jesus Cristo.

Amigo (a), você já entrou na Arca? Que tua vida seja para benção, salvação e redenção. Que sua família seja salva, assim como todos a quem você ama, em nome de Jesus Cristo, amém!

Blogs relacionados