Back

A fé e a Tradição Profética


A Tradição dos Profetas

Por:  Jorge A. Ferreira

“Mas o Senhor por meio de um profeta fez subir a Israel do Egito, e por um profeta foi ele guardado.” (Oséias 12:13)

Os profetas do Antigo Testamento viviam sob uma tradição peculiar, alicerçada em Deus. Alguns como já mencionados, viviam em contato com os reinos e com o templo de Jerusalém. Já outros preferiam viver distanciados de alguma forma, vivendo no deserto, montanhas e outros lugares. Mas apesar desta diferença entre eles, é fato, bem documentado pelas escrituras, que tinham um tipo de tradição, no qual dialogavam entre si, mesmo as vezes não conhecendo uns aos outros.

Essa tradição era mantida e perpetuada, pelas escolas de profetas, que teve seu início com o profeta Samuel, mas alcançou seu auge principalmente no ministério de Elias. “Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram.” (1 Samuel 19:20).

A Escola dos Profetas

Os “filhos dos profetas” como é relatado nas escrituras, eram os discípulos dos profetas, que se reuniam para aprender as escrituras hebraicas, vivenciarem a espiritualidade do profeta e se santificarem diante de Deus (II REIS 4. 38 – 44).

As Escolas eram uma forma de transmitirem as tradições e o modo de vida dos profetas, além é claro de uma forma de ensinarem os futuros homens santos de Israel a entenderem os rumos que Deus estava dando à Nação, juntamente com uma percepção espiritual das profecias bíblicas. Algo parecido com isso, pode ser visto na Idade Média, com os monges, que além de transmitirem sua tradição, perpetuaram as escrituras, copiando os textos e mantendo escritos importantíssimos seguros, longe das mãos dos adversários.

Os Profetas do Antigo Testamento se preocupavam e se esforçavam na transmissão dos valores morais e espirituais que Deus havia entregado a Israel através de sua Palavra. Sem esta tradição, certamente não teríamos principalmente as escrituras hebraicas, pois, como vemos nos textos sagrados, as gerações se corrompem, e é preciso manter a verdade, para que não seja corrompida juntamente com eles.

As Escolas dos profetas nos mostram como o ensino e a transmissão das tradições e dos ensinos morais são importantes para que Deus possa continuar agindo através de seu povo. Grande parte da degeneração do povo de Deus atualmente se deve à falta de compromisso e transmissão da verdade por parte de educadores e pastores, que ao buscarem “novidades”, acabam permitindo heresias e falsas doutrinas que destroem a igreja.

Relacionados:

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados