Back

Entendendo a Divindade de Cristo


Por Jorge A. Ferreira

Nos primeiros anos do cristianismo, os discípulos do Senhor tinham uma fé genuína na pessoa de Jesus e sempre o adoraram como Deus. Mas, a partir do segundo século os opositores da fé, passaram a questionar a divindade de Jesus, causando muitos problemas nos arraiais cristãos. Talvez o grupo mais conhecido por tomar essa posição são os Arianos.

Ário foi um presbítero de Alexandria, que por volta do ano 280 de nossa era, passou a ensinar que Jesus não era divino, mas a primeira criatura criada por Jeová. Após diversos debates com os discípulos de Ário, os chamados Pais da Igreja venceram as heresias e blasfêmias contra o Cristo de Deus, provando pelas escrituras a divindade eterna de Cristo. Abaixo veremos a eternidade de Cristo, e sua participação na criação de todas as coisas.

A Preexistência Eterna de Cristo

A Bíblia afirma categoricamente em diversas passagens a preexistência eterna de Jesus, provando assim, que ele é Deus. Ao Apresentar o filho de Deus, o Apóstolo João assim o descreve em seu evangelho. ‘No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus” (Jo 1.1,2). Vemos aqui, que Jesus ”no princípio” já era o Verbo, já estava com Deus e já era Deus. Paulo prova a mesma coisa aos colossenses quando diz: ” E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” ( Cl 01.17). No livro da Revelação ele é apresentado como: “…O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap 13.8b). O Próprio Cristo tinha plena consciência, de sua divindade e quase foi apedrejado pelos Judeus por dizer: “…Antes que Abraão existisse eu sou (Jo 8.58), fazendo referência ao nome de Deus revelado à Moisés (Êx 3.14). Assim como Deus é desde a eternidade (SI 90.2), assim também Jesus o é!

Cristo como Co-participante da Criação

A Bíblia afirma “…Tudo foi criado por ele e para ele” (Cl 1.16b). Lemos em João 1.3: “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. Mostrando claramente que Jesus foi o Agente ativo da criação, e tudo foi feito por ele e para ele, ele é o herdeiro de tudo e sem ele não haveria nada.

Testemunhos da Divindade de Cristo

As Escrituras nos mostram diversos testemunhos que provam a deidade de Cristo, o próprio Pai chama Jesus de Deus, Do Filho diz: …Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos…” (Hb 1.8). O Pai o declara Filho Amado (Mt 3.17; Mt 17.05; Mc 9.7). O Anjo Gabriel ao se encontrar com Maria disse: “Chamá-lo-ão, Emanuel, que traduzido é Deus conosco” (Mt 1.23). Quando Jesus nasceu, os anjos cantaram louvores a Cristo Senhor (Lc 2.11). O Próprio Cristo diz no Apocalipse: Eu sou o Alfa e o Omega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro (Ap 22.13).

Os Atributos de Deus em Cristo

Os Atributos Incomunicáveis de Deus, são qualidades que somente a divindade pode tê-los, pois são qualidades própria da natureza divina. Nosso Senhor Jesus Cristo expressam essas qualidades, provando claramente que ele é Deus.

Jesus disse aos seus discípulos :”.. .É-me dado todo poder no céu e na terra” (Mt 28.18). Ele tem poder sobre a natureza (Lc 4.38- 40) sobre os demônios (Mt 8.16; 9.35) e até sobre a morte (Jo 11.43,44). E tudo está sujeito debaixo de seus pés (Hb 2.8) e Ele sustenta todas as coisas com a palavra do seu poder (Hb 1.3). Isso Mostra a Onipotência de Cristo.

Onisciência de Cristo se revela nos textos bíblicos. Pedro disse para Jesus: “…Tu sabes tudo…” (Jo 21.17). Jesus sabia os segredos dos homens (Jo 6.6; 4.16-19; 2.24; Mc 2.8; Mc 14:13-15; Rm 2.16).

Cristo é Onipresente, assim como o Pai e o Espírito. “…Estou convosco todos os dias…” (Mt 28.20) e Ele prometeu que quando dois ou três estivessem reunidos em seu nome, Ele estaria presente (Mt 18.20). (Como poderia estar em todos os lugares se não fosse onipresente?) Ele é Imutável (Ml 3.6; Hb 13.8; 1.12), possui a imensidade de Glória (Jo 1.14; 2.14; Mt 16.27; Cl 2.9), é Eterno (Is 6.9; Dn 7.14; Mq 5.2; Cl 1.17; Jo 1.3,27) e todo o céu o Adora (Ap 5.13,14).

Assista o Estudo Bíblico sobre a divindade de Cristo – Jesus Cristo é Deus?

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados