Back

Entendendo o Batismo no Espírito Santo


O Que é o Batismo no Espírito Santo?

Por:  Jorge A. Ferreira

O Batismo no Espírito Santo é uma das principais doutrinas das escrituras. Apesar de hoje haver uma certa desconfiança acerca deste assunto devido aos excessos e escândalos produzidos por alguns meninos na fé, o dom do Espírito é essencial para a vida cristã, sendo um reforço à oração e uma vida de plenitude em Deus.

A Dispensação do Espírito teve início após a ascensão do Senhor Jesus aos céus (At 2.32,33), quando na ocasião do Pentecostes o Espírito foi derramado (At. 02), trazendo com ele dons e suas manifestações, cumprindo as promessas de Joel nos últimos dias (At 2.17). O dom foi profetizado desde o antigo testamento (Joel 2:28-32) e enfatizado pelo próprio Senhor Jesus aos seus discípulos (Lc 24.49, At 1.4,5). “Isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne…” (At 2.16,17).

O Que é o Batismo no Espírito Santo?

Para tentarmos entender o fenômeno espiritual do Espírito Santo, é necessário diferenciarmos o Batismo do Espírito do novo nascimento. O novo nascimento é a ação do Espírito no ato da conversão, quando na fé inicial, o Espírito convence o homem do pecado, o levando ao arrependimento e regeneração. Já o Batismo no Espírito é o ato do mesmo, após a conversão como uma benção posterior, como visto nos primeiros (convertidos) a receberem a singela promessa: “Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. (Atos 8:14-17), (Atos 9.17, Atos 10.43-46) e etc…

O Batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder do alto (Lc 24.49) com o intuito de capacitar o cristão salvo a testemunhar de Cristo e experimentar a plenitude de Deus – “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2.4).

Evidência Inicial do Batismo no Espírito Santo

O Sinal externo ou evidência inicial da promessa é o falar noutras línguas. Assim como Jesus prometeu: “…Falarão novas línguas” (Mc 16.17), se cumprindo literalmente no dia de pentecostes (Atos 2.4) e depois seguido por todos que receberam a promessa (At 2.8., At 8.17, At 10.45,46., At 19.6., e etc…).

O fenômeno do Espírito possui duas formas de linguagem característica: A linguagem dos homens (humana) e a linguagem espiritual (dos Anjos). Claramente exposta nos textos sagrados, como em Atos no capítulo 02 em diante, aonde aqueles que foram batizados, falaram as línguas das nações – “E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.” (Atos 2:5,6), nos mostrando que o dom do Espírito viera para quebrar as barreiras de comunicação e cultural que dividia os homens. (A Reversão de Babel).

Por outro lado, também vemos nas escrituras que o dom espiritual de línguas, é um reforço do Espírito à oração (1 Coríntios 14:4) e comunicação com Deus. Se manifesta também como uma linguagem desconhecida, que em sua manifestação pública, necessita de interpretação – “Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.” (1 Coríntios 14:2)

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.” (1 Coríntios 13:1)

O Dom do Espírito em nossos dias

O Dom do Espírito não ficou restrito aos dias apostólicos, pois sua manifestação é para todos os tempos. – “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” (Atos 2:39)

Ele era para os primeiros que receberam, para a geração posterior, para os de outras nações e para todos os que Deus chamar. Deus continua chamando os homens até o fim dos tempos quando em sua glória restaurará todas as coisas.

Como ser cheio do Espírito Santo

O verdadeiro cristão deve desejar ser cheio do Espírito Santo, para assim, melhor servir ao seu Senhor e realizar a sua obra. Para isso, há alguns requisitos necessários: O primeiro requisito é a conversão e arrependimento genuíno, somente após a regeneração é possível ser cheio do poder de Deus. O segundo não menos importante é a oração constante, pois é ela que demonstra o desejo e fé na promessa – “Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.” (Atos 1:14)

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” (Atos 2:38).

Conclusão

O Batismo no Espírito é uma benção posterior a salvação, com o objetivo de capacitar o crente na obra de Deus, o revestindo de poder e autoridade espiritual. É evidenciado por falar noutras línguas, sendo também a abertura para os demais dons espirituais. E deve ser buscado por todos aqueles que desejam abundar ainda mais nas bençãos do Senhor.

“Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.” (At. 04:31)

Obras Consultadas:

CROCE, José Elias. Dons e Fruto do Espírito. 1. ed. [S. l.]: Synapsys, 2014.

GILBERTO, Antônio. Teologia Sistemática Pentecostal. 1º. ed. [S. l.]: CPAD, 2008.

BERGSTÉN, Eurico. A Santa Trindade: Pai-Filho-Espírito Santo. 1º. ed. [S. l.]: CPAD, 1989.

BRUNELLI, Walter. Teologia para Pentecostais: Uma Teologia Sistemática Expandida. 1º. ed. [S. l.]: Central Gospel, 2016. v. 2.

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados