Back

Introdução aos Dons – Dons Naturais, Dons Espirituais e Dons Ministeriais.


Entendendo os 03 Tipos de Dons dados por Deus

Por Jorge A. Ferreira

A Palavra ”Dom” é uma palavra que vem do Latim, (Donu) e tem o significado de dádiva, presente. É entendida como uma capacidade ou habilidade ou té mesmo aptidão que algumas pessoas manifestam durante a vida para o desempenho de algumas tarefas ou funções que a maioria das pessoas encontram alguma dificuldade em realizá-las. É a capacidade natural do indivíduo de realizar certas ações sem a aprendizagem convencional, ou se aprendido realizado de forma exemplar, é o talento que alguns tem e que o diferencia dos demais.Quando nos referirmos aos Dons que aparecem nos escritos do Apóstolo Paulo a palavra vem da raiz de ”Charisma” (Favor Imerecido) ou seja, dom da Graça de Deus.

Dons Naturais

Os dons naturais são habilidades que os homens nascem com eles, é algo que está nato na natureza humana. Nimguém pode negar que além das características divinas que há no ser humano, como: o raciocínio, capacitade de criação, imaginação e as diversas outras capacidades que diferem os homens dos animais, alguns nascem com certas habilidades ou talentos inigualáveis. Basta olharmos para a história da humanidade e veremos homens de uma envergadura intelectual ou prática que destoam dos demais, tanto por suas capacidades quanto por seus legados importantíssimos realizados na história. Isso não provém do homem em si, ou seja de sua própria capacidade, pois não somos seres auto-existentes, ao contrário somos criaturas criadas por Deus e ele sim é que existe por si mesmo, e ao nos criar deu talentos para que o ser criado pudesse desenvolver o melhor de suas capacidades com a intenção de ”governar” a Terra (Gn. 01.26) e servir o próximo para glória de seu nome (Mt. 05.44).

Portanto, todos os homens nascem com talentos ou dons naturais, recebidos pelo Pai das Luzes para o desenvolvimento da raça humana e para a Glória do Criador, caso contrário toda a humanidade estaria em um caos muito maior do que está.

Dons Espirituais

Os dons Espirituais, assim como os de Ministérios são dons dados especificamente à Igreja de Cristo com o intento de aperfeiçoar os crentes e edificar o povo para Glória de Deus.
A Palavra usada pelo Apóstolo Paulo é a palavra do grego (Pneumátikos) que designa dons do Espírito Santo. São dons dados diretamente pelo Espírito de Deus à Igreja para manifestar o poder do Senhor entre os homens ( I Co. 12.1 ).

Esses dons são entendidos como um cumprimento das promessas realizadas profetizadas pelo Profeta Joel ”Nos Últimos dias, diz Deus, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne” E Acrescenta ”…Vossos filhos e vossas filhas profetizarão…” (Jl 2.28).
Sendo o cumprimento dessas profecias, eles não estão restritos somente ao dia de Pentecóstes (Atos 02), antes são para todas as épocas enquanto a Igreja de Cristo estiver na Terra ” Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos que estão longe: a tantos quantos Deus nosso Senhor, Chamar.” (At 02. 39).

Deus concede os dons espirituais para a edificação, exortação e Consolação dos cristãos (I Co. 14.3) visando o aperfeiçoamento da Igreja e a conversão dos infiéis diante das operações do Espírito ( I Co. 14. 24 ).

Dons Ministeriais

A Palavra Ministério significa ”Serviço” ou seja: Serviços ou Funções contituídas por Deus para edificação do corpo de Cristo visando a unidade da fé e o conhecimento pleno do Senhor.
Esses dons estão classificados na epístola do Apóstolo Paulo aos Efésios apartir do Capítulo 04 (Ef. 04.11) são eles: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores, Doutores ou Mestres e são atribuídos como dons dados pelo filho de Deus (Jesus Cristo) como resultado de sua obra vitoriosa na cruz do calvário (Ef. 04. 08 a 11).

É preciso afirmar aqui, que esses ministérios não são cargos e muito menos títulos dados pelos homens, e sim dons, dádivas dadas por Cristo à Igreja e nimguém pode abrogá-los para si ou recebe-los da vontade de Homem algum.

Finalizando

Apresentamos uma introdução aos dons ou dádivas (Presentes) dados por Deus aos homens em demonstração de seu amor e bondade. Que todos nós, possamos entender que Deus irá no fim dos tempos, requerer de todos, os resultados daquilo que nos confiou por meio de sua misericórdia e graça. Deus nos ajude a podermos apresentar frutos agradáveis à ele para Glória de seu Nome, Amém.

Relacionados

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados