Back

A Inerrância das Escrituras


A Inerrância das Escrituras
Resumo: A Inerrância das Escrituras

Por: Jorge A. Ferreira

Quando falamos de Inerrância bíblica é preciso termos em mente que isso não significa que não há erros de copistas, traduções e consequentemente falhas interpretativas. As escrituras passaram ao longo dos séculos por diversos trabalhos de cópias realizadas por monges e copistas, que a despeito das dificuldades para a realização de tais trabalhos, que eram realizados manualmente, mantiveram o máximo possível de exatidão. Eventuais erros de cópias de palavras não afetaram a transmissão da mensagem central do texto.

Se existem erros de traduções de uma língua para outra, se deve as falhas humanas e não ao que consta nos textos originais, do mesmo modo quanto as interpretações equivocadas realizadas por interpretes que sem fazerem uso correto dos textos, negligenciam a boa exegese e as regras hermenêuticas. A Escritura é em seus autógrafos ou ”Originais” Inerrante e Infalível palavra de Deus.

A Inerrância das escrituras se apoia principalmente na declaração de que Deus não pode errar. Se Deus inspirou os textos bíblicos como já afirmamos anteriormente, é fato incontestável que ela é a verdade, ”Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17) já que Deus sendo Imutável não pode mentir. ”Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;” (Hebreus 6:18).

A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.” (Salmos 119:160).

”A única Escritura que é corretamente chamada de divina é aquela inspirada pelo Espírito de Deus e proferida por aqueles que falam pelo Espírito de Deus; ela torna divina a humanidade, reformando-a à imagem de Deus mediante a instrução do conhecimento e a exortação ao amor. Tudo o que é ensinado nela é verdade; tudo quanto é ordenado é bondade, tudo o que é prometido é felicidade.” Hugo de São Vítor (c. 1096-1141)

”Não podemos dizer com verdade que o Evangelho ou qualquer Escritura canônica afirmem nenhuma falsidade, nem que os seus autores disseram alguma mentira; porque então desapareceria a certeza da fé, que se apoia na autoridade da Sagrada Escritura”. Tomás de Aquino (1225-1274)

”Ó Senhor, eu creio que é verdadeira a vossa Escritura, pois não fostes Vós, a autêntica e própria Verdade, que a ditastes? (…) Porque sois o meu Deus o dizeis, com voz forte ao ouvido interior do vosso servo, rompendo a minha surdez e exclamando: ‘Homem, o que a minha Escritura diz, Eu o digo.” Agostinho de Hipona (354-430)

”A palavra de Deus é tão viva, forte e poderosa que todas as coisas têm, necessariamente, de obedecer a ela, e isso tão frequentemente e no momento em que o próprio Deus fala”. Ulrico Zuínglio (1484-1531)

Recomendados

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados