Back

Ouro enferruja? A Epístola de Tiago diz que sim. Seria uma falha bíblica?


Alguns céticos que criticam a Bíblia, usam a passagem de Tiago 5:3 dizendo que há uma contradição, pois obviamente o Ouro não enferruja, então a Bíblia conta mentiras… Será?

O versículo fala em ouro e prata, mas como somente a prata seria a que sofreria oxidação (no termo popular: enferrujaria), então o texto parece errado ao se referir ao Ouro, conforme lemos à seguir:

O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias. Tiago 5:3

Resposta:

Esta passagem é claramente um sentido figurado, pois se lermos o contexto no versículo anterior (5:2 – “As vossas riquezas estão apodrecidas”), entenderemos que o apóstolo Tiago está falando a respeito das pessoas que que enriquecem de forma corrupta, sendo que neste sentido a riqueza delas não é moralmente correta, pois estes se utilizavam do esforço de outras pessoas para se enriquecerem, assim, vemos o restante no versículo posterior (5:4 – “Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por vocês foi retido com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.”)

A expressão “está clamando contra vocês“, está dizendo que o “salário dos trabalhadores clamam”, ou seja, é claramente figurativo, pois onde e em que realidade o salário de alguém clama? Dinheiro possui boca ou entendimento?

Infelizmente a incredulidade e a falta de raciocínio de muitos céticos faz com que eles não consigam entender a estrutura figurada de algumas passagens bíblicas, que querem tão somente mostrar a importância da questão que está sendo abordada, para que aqueles que ouvem ou leem a Palavra, consigam assimilar melhor e guardar na mente um princípio importante para nossas vidas.


Imagem fonte: Reprodução Google

Redação Conteúdo Cristão (Allison)

Formação em Meio Ambiente e Sistemas de Informação, autodidata em teologia, já ministrou cursos e criou diversos estudos bíblicos.
Redator, atua e auxilia nos seguintes tópicos do Conteúdo Cristão:


311 posts


Porque Jonas foi engolido por um grande peixe?

O relato bíblico de que um grande peixe engoliu e depois cuspiu o profeta Jonas tem sido apresentado por alguns como fato […]


Pessoas simples e gestos simples podem gerar resultados extraordinários

Embora muitos conheçam muitas histórias da Bíblia, é muito comum ver que essas pessoas têm dificuldade em correlacionar estas histórias entendendo o […]


Vicário - Qual a importância dessa palavra?

Quando um cristão escuta a palavra “vicário” e associa a alguém na Terra como por exemplo, um líder religioso, está sem querer, […]

Esse artigo foi republicado com a permissão de Conteúdo Cristão.

Blogs relacionados