Back

Entendendo os Dons Espirituais


Por Jorge A. Ferreira

Os Dons espirituais são dons dados diretamente pelo Espírito Santo à Igreja, para servir de ferramenta poderosa para a divulgação do evangelho (I Co. 14. 24) e para a edificação do povo de Deus (I Co. 12. 03). São capacitações dadas por Deus para equipar a Igreja de forma espiritual, dando assim vida e poder aos servos do Senhor.
A Palavra DOM vem do grego (Charisma) e significa dádiva, presente (Favor Imerecido) ou seja, Dons da graça, gratuitos e provenientes da misericórdia de Deus sem o merecimento Humano. Há também outra palavra grega que aparece principalmente nos escritos do Apóstolo Paulo quando se refere aos dons espirituais (Pneumatikós) que significa Dons do Espírito Santo.

O Que são os Dons Espirituais

Na Primeira Epístola de Paulo aos Corínthios vemos uma lista com nove dons espirituais, que podemos classificá-los em três grupos para melhor entendê-los (I Co. 12. 08-10), sendo eles:

Dons de Revelação: Palavra da Sabedoria, Palavra da Ciência e Discernimento de espíritos. Esses dons são manifestações que revelam a multiforme sabedoria de Deus, trás à luz as coisas ocultas. São os olhos espirituais da Igreja.

Dons de Poder: Dom da Fé, Dom de Cura e Dom de Maravilhas. São dons que manifestam o poder ativo de Deus, servindo como um auxílio espiritual através da ação. São as Mãos espirituais da Igreja.


Dons de Inspiração: Dom de Profecia, Variedade de Línguas e Interpretação de Línguias. Agem como a mensagem de Deus, é um tipo de ação verbal do próprio espírito santo. São os lábios espirituais da Igreja.

Propósito dos Dons Espirituais

O Propósito dos dons espirituais é sempre o fortalecimento, a edificação e o aperfeiçoamento da Igreja, através da ação direta do Espírito Santo e do correto uso deles. Os dons manifestam a presença de Deus na reunião dos santos (I Co. 14.25) edificando, exortando e consolando os crentes ( I Co. 14.03) é dado para o que for útil ( I Co. 12.07) e distribuído particularmente a cada um segundo o Espírito desejar (I Co. 12. 11).

O Correto uso dos Dons Espirituais

O Uso dos dons deve ser sempre associado ao fruto do Espírito Santo (Gl. 05.22) pois, a imaturidade prejudica a ação de Deus e serve para que os que estão de fora blasfemem do bom nome do Senhor (I Co. 14. 23). O amor é que regula e motiva corretamente os dons (I Co. 13. 1-3), pois Deus não é Deus de confusão ( I Co. 14.33). Sendo assim, os dons são dádivas que a Igreja recebe gratuitamente do Senhor pela sua bondade e misericórdia, com o intuito de abençoar e fortalecer a Igreja, além de servir de uma ferramenta poderosa para evangelização e glória de Deus. Mas, todos esses dons devem ser administrados por nós pelo amor e pela reverência devida de bons mordomos que somos das bondades e beneficências da Graça de Cristo.

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico.

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados