Back

Dons espirituais em 1 Cor 12-14


Dons espirituais em 1 Cor 12-14

Por:  Craig Keener

Alguns tipos de corpos religiosos aceitam apenas determinados tipos de dons, portanto, amputam certos tipos de membros. Alguns outros tipos de igreja juntam os membros amputados e celebram que eles são um corpo ideal. Ainda assim, idealmente, um corpo inteiro acolhe todos os seus membros.

Alguns valorizam o ensino, mas desconsideram a profecia (mas 1 Tessalonicenses 5:20!); alguns exaltam as línguas, mas se ressentem do ensino; e assim por diante. Precisamos valorizar todos os dons. Por definição, os dons dados pela graça de Deus são bons. Só precisamos ter certeza de que os usamos da maneira certa!

Objetivo dos dons: Construir o corpo de Cristo (1 Cor 12)

Devemos, portanto, ter em mente o propósito dos dons: edificar o corpo de Cristo. Deus nos dá dons especialmente para ministrar aos outros. Se os usamos para nos gabar de nossa superioridade, abusamos deles. Não ousamos desprezar os dons dos outros, por menores que pareçam. Nem ousamos minimizar o valor de nossos próprios dons.

Ao explicar esse ponto, Paulo se torna eloqüente. Muitos cristãos coríntios não se impressionam com a retórica de Paulo, então ele usa aqui a técnica retórica chamada anáfora : três vezes ele repete, mas varia o mesmo tipo de expressão: “variedades de … mas o mesmo” (12: 4-6). A seguir apresenta sua tese em 12: 7: “Mas a cada um é dada a manifestação do Espírito para o bem comum” (NASB). Em seguida, ele usa novamente a repetição retórica, ligando diversos dons com a frase, “para outro …” (12: 8-10, variando os termos gregos para “outro”). Em 12:11, ele retorna ao “mesmo Espírito”, como em 12: 4, encerrando toda a seção.

Em seguida, ele elabora o ponto de que o corpo funciona como um, mas tem muitos membros (12:12, 14, 20, 27). Ele se detém neste ponto longamente; morar em um ponto era uma abordagem que os oradores usavam quando queriam reforçar um assunto. Paulo leva sua metáfora corporal a extremos grotescamente gráficos: não queremos que nossos olhos ou pés declarem independência do corpo! Hoje podemos até pensar em tecidos que se tornam prejudiciais ao resto do corpo, como no caso de câncer ou gangrena (cf. 2 Tm 2,17). Deus não permita que qualquer um de nós gangrene com o resto do corpo de Cristo! Devemos usar nossos dons para servir ao resto do corpo e também reconhecer que precisamos do resto do corpo e de seus dons.

Não amputamos rotineiramente membros de nosso corpo porque pensamos que alguns são menos importantes do que outros. Não separamos alguns membros porque pensamos: “Esse é dispensável! Oh, aqui, eu tenho dois olhos, deixe-me me livrar de um! ” Normalmente não consideramos nenhum de nossos membros dispensável, pois todos têm funções que contribuem para o todo. De fato, diz Paulo, trabalhamos mais para proteger os membros mais fracos e vestir os membros menos públicos (12: 22-26).

Paulo prossegue observando os papéis dos dons em 12: 28-30. Destes, ele classifica apenas os três primeiros: apóstolos, profetas e mestres. (Aqueles de nós que são professores podem dar um grande grito agora!) Os outros não estão classificados, embora Paulo provavelmente lista as línguas por último por causa de seu abuso em Corinto (1 Cor 14).

O caminho do amor (1 Cor 13)

1 Coríntios 12 e 1 Coríntios 14 são sobre dons espirituais, e não é coincidência que 1 Coríntios 13 esteja bem entre eles. (Aqueles de vocês que são bons em matemática já devem ter notado esse padrão.) 1 Coríntios 13 não é um mero tratado abstrato sobre o amor, apesar de Paulo usar aqui uma retórica epideítica para louvar o caráter do amor. 1 Coríntios 13 está mostrando por que o amor é fundamental no uso adequado dos dons espirituais.

Devemos observar os versículos que enquadram a elaboração de Paulo sobre o amor: 1Co 12:31 e 1Co 14: 1. Esses versículos são explícitos que podemos buscar dons espirituais; não é simplesmente uma questão de o que nascemos ou nascemos de novo reconhecendo, mas podemos orar para que Deus nos dê dons particulares (1Co 12:31; 1Co 14: 1, 39). (Deus é, claro, soberano em quais ele nos dá, sabendo o que é melhor para o corpo como um todo; 12: 7). Mas Paulo também deixa claro quais dons devemos buscar em particular. O amor busca os melhores dons – sendo melhor definido pelo amor como aqueles dons que edificam o corpo.

Paulo demonstra que, sem amor, o uso de dons não vale nada. Os presentes são valiosos, mas abusamos deles se não os empregarmos para servir e amar. Em 1 Cor 13: 1-3, Paulo declara que o amor é maior do que todos os dons de Deus para nós; em termos modernos, o amor, em vez de dons imerecidos, é um sinal de “espiritualidade”. (Mesmo que o amor também seja um fruto de Deus trabalhando em nós; Gl 5:22; 1 João 4:19.)

Paulo usa hipérbole, ou exagero retórico, aqui, para reforçar seu ponto graficamente. Mesmo se eu falasse em todas as línguas, me comunicando em todas as línguas, não seria nada sem amor! (A maioria dos anglo-americanos fala apenas uma língua. A maioria dos meus amigos africanos fala três ou quatro. Mas mesmo que falássemos todas as línguas …) Ter todo o conhecimento – um status que nem mesmo os maiores estudiosos do mundo ousam reivindicar – e toda a fé para mover montanhas (uma hipérbole emprestada de Jesus), não nos concederia status perante Deus. Mesmo que trabalhemos muito para desenvolver esses dons, essas habilidades são dons, não méritos, e não têm valor sem amor.

A questão, é claro, não é que os dons de Deus sejam ruins. Os dons de Deus são, por definição, bons. Mas se os usarmos apenas para honrar a nós mesmos e não para edificar o corpo de Cristo, se os empregarmos de forma egoísta ao invés de servir com amor, perdemos o ponto para o qual Deus nos deu os dons. Ele nos dá dons para que possamos participar juntos como o corpo de Cristo na edificação uns dos outros, em sermos agentes de Deus uns para os outros.

Em 1 Cor 13: 4-7, Paulo descreve como é o amor. Às vezes pensamos que Paulo está apenas louvando o amor. Ele está louvando o amor, mas também reprova implicitamente os coríntios. O amor não é ciumento ( zêloi ; 13: 4) – mas os coríntios são (3: 3). O amor não é arrogante ( phusioô ; 13: 4) – mas os coríntios são (4: 6, 18-19; 5: 2). O amor não busca a si mesmo ( ou zêtei ta heautês ; 13: 5); em 10:24 Paulo exorta os coríntios a buscarem não para si mesmos, mas para os outros (ou seja, não os direitos de alguém, mas impedindo os outros de tropeçar).

Paulo novamente se torna eloquente com padrões retóricos em 13: 7: quatro vezes ele começa com panta (“todas as coisas”). O amor, ele declara, suporta todas as coisas (13: 7a). Isso evoca o exemplo anterior de Paulo em 9:12: ele tolera todas as coisas (usando o mesmo termo, stegô ) para evitar que outros tropecem.

Publicado primeiramente em : Craigkeener.com

Recomendados

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados