Infelizmente muitos céticos e críticos da Bíblia ainda insistem em apontar supostas “contradições” nos textos sagrados, porém, quem é no mínimo interessado na Palavra de Deus vai fazer uma pesquisa, procurar ajuda e chegar à verdade. Neste caso, temos uma “aparente contradição”, pois de acordo com o texto de Êxodo 2:18 o nome do sogro de Moisés é Reuel, só que no mesmo livro, capítulo 3:1 diz que o nome do sogro de Moisés é Jetro.
Existe contradição?
Reuel (em hebraico: רְעוּאֵל) era nome real do sogro de Moisés e significa “amigo de Deus”.
Jetro (em hebraico: יִתְרוֹ) era um título de honra dado à Reuel, e significa “superior” ou “Sua excelência”. Esse título era dado à homens de classe sacerdotal da época, já que Reuel (Jetro) era sacerdote de Midiã (ao norte do deserto árabe).
O historiador judeu Flávio Josefo, informa que Reuel era um homem muito querido no meio dos seus, e muito querido por Moisés, pois este o acolheu, deu sua filha Zípora como esposa e o acompanhou quando ele mais precisou, sendo também um dos juízes de Israel durante o período do Êxodo. No livro de Juízes 4:11, Reuel recebe um terceiro nome-título, Hobabe, que significa “Querido“.
Conforme vimos acima, não existe contradição bíblica alguma, ou seja, é a Bíblia explicando a própria Bíblia.
Dica: Disponibilizamos no rodapé deste site um link do Dicionário Bíblico que pode ser muito útil para pesquisa.
Imagem fonte: Reprodução Google
Infelizmente existem alguns erros de tradução nas versões bíblicas que muitas vezes criam uma “saia justa” aos cristãos quando estes são questionados […]
No livro de Gênesis, vemos um resumo da história da criação de Deus: o Universo, a Terra, e o ser humano. Mas […]
Esse artigo foi republicado com a permissão de Conteúdo Cristão.