Back

Como Satanás entrou no coração de Judas

João Cruzué

Por João Cruzué

Aparentemente, não há detalhes nos Evangelhos que mostrem com transparência o processo de abertura do coração de Judas ao diabo, a não ser o que está escrito no capítulo 12 do Evangelho de São João. A questão que trago neste post é: haveria outros detalhes que concorressem para este desfecho trágico? É sobre isso que faço esta reflexção.

Boa parte dos fatos que ocorreram na vida de Jesus foi antevisto por profecias e personagens bíblicos que são ditos como pré-figuras de Jesus no Velho Testamento, como Adão, Abel, Abraão,  Isaque, Meslquisedeque, José, Moisés, Davi, Jeremias e outros.

Em Abraão e Isaque podemos ter uma pequena antevisão do amor de um Pai em sacrificar seu único filho por um propósito.

Em José, observamos que seus irmãos passaram a odiá-lo. O resentemento deles levou a uma sequência de fatos que só não o destruíram por duas razões: o resentimento não cresceu no coração de José e a mão de Deus. Na origem do problema um pai que no começo não trava os filhos com uma amor igual.

Em Davi, vemos a repetição do erro de Jacó. Por “passar” a mão sobre a cabeça do primogênito Amon, depois do estupro da irmã. A falta de uma dura repreensão, produziu uma raiz de amargura no coração do outro filho – Absalão. Seu nome: “o pai da paz”, depois disso, já não representava mais a esperação daquela oração que deve ter sido feita no seu nascimento. O Resentemento de Absalão foi o espinho mais profundo na alma de Davi.

Ressentimento. Raiz de amargura.

A raiz de amargura é um sentimento de rancor, um brecha, um ferida que o diabo aproveita para alimentr e aumentar como um fermento químico. E, este processo somente pode ser parado com o exercício de perdão. Se isto não acontecer, o resultado já nos é conhecido. José reagiu ao resentimento com um coração perdoador.

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós.

Judas foi movido pelo resentimento? A julgar pelas estreitas relações do Novo com o Velho Testamento, sim! A Bíblia não em mais detalhes, a não ser o que já sabemos: A repreensão na casa de Simão, no assunto do “desperdício” do nardo puro.

Embora a Bíblia mostre no capítulo 12 de S. João que Judas era um tesoureiro ladrão, não foi isso que o diabo a entrar no coração dele. Mas, alguma coisa aconteceu a partir da dali cujo desfecho ocorreu na ceia da Páscoa.

A Bíblia não registra uma linha sequer sobre eventuais disputas de poder entre os apóstolos, a não ser o caso do pedido de João e Tiago, os filhos de Zebedeu, de Marcos 10;32. Sabemos que havia um grupo de apóstolos mais íntimo do Senhor, mas este assunto parece que não se repetiu. 

Entendo que o fator que abriu o coração de Judas para o diabo foi um processo crescente de ressentimento. É possível que a partir do confronto de Jesus, seguido de uma repreensão pública sobre a indignação de Judas quanto à recusa da sua proposta de venda do nardo por 300 dinheiros.

Pode ser que após este pito, Jesus tenha tido outra conversa íntima com Judas desascarando seu “amor” aos pobres, na verdade uma hipocrisia que disfarça seu amor ao dinheiro.

O fato é que durante a Ceia, Jesus foi direto: É aquele a quem eu der  o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão (São João 13;26). O registro bíblico é cristalino: após o bocado, Satanás entrou em Judas e utilizou seu resentimento para trair o mestre.

O ressentimento é a raiz de amargura. As duas coisas se resumem em uma: resistência ao exercício do perdão. Para evitar este mal, a receita está no capítulo 12 da Carta aos Hebreus.

14/15: Seguia paz com tdos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo o CUIDADO de que ninguém se prive da graça de Deus,  e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos PERTURBE, e por ela muitos se contaminem.

No final deste mês e ano, no dia 30/10/2022, haverá o 2º turno das eleições majoritárias de nossa nação. Tenha CUIDADO para não se deixar levar por conselhos de ressentidos. Eu sei que você ja sabia, e que este texto apenas tocou em assunto extensamente explicado e vivenciado em toda Bíblia.

Toda reação causada por um ressentimento tem Satanás junto dela.  Devemos deixar que a paz seja o árbitro em nossos corações (Colossenses 3:15).

Esse artigo foi republicado com a permissão de Olhar Cristão

Blogs relacionados