Back

A Bíblia ensina a matar crianças rebeldes? | Raciocínio Cristão


Alguns críticos da Bíblia e anti-religiosos não se cansam de “jogar na cara” dos cristãos e judeus, alguns textos bíblicos muito impactantes, os quais eles entendem como “moralmente errados”, e logicamente, culpam a Deus por isso. A questão é: não é porque um texto é difícil de entender (ou compreender) que ele mostra um lado “mal” de Deus ou coisas do tipo.

Já apresentamos neste site alguns artigos sobre passagens consideradas “controversas” da Bíblia, que podem ser vistos aquiaqui e aqui.

A Bíblia ensina a matar crianças rebeldes?

Os versículos em questão são estes de Deuteronômio 21:

18 – Se um homem tiver um filho obstinado e rebelde que não obedece a seu pai nem à sua mãe e não os escuta quando o disciplinam, 19 – o pai e a mãe o levarão aos líderes da sua comunidade, à porta da cidade, 20 – e dirão aos líderes: “Este nosso filho é obstinado e rebelde. Não nos obedece! É devasso e vive bêbado”. 21 – Então todos os homens da cidade o apedrejarão até à morte. Eliminem o mal do meio de vocês. Todo o Israel saberá disso e temerá. (versão NVI)

Se lermos estes versículos simplesmente sem nenhum contexto histórico e bíblico, vamos chegar a conclusão errônea de que a Bíblia realmente manda matar crianças desobedientes e que Deus é imoral por permitir a aplicação desta lei. Mas, vamos analisar alguns pontos importantes:

1º Algum filho rebelde foi morto?

Não, veja os termos utilizados “Se um homem tiver um filho“, ou seja, era uma possibilidade de ocorrer. Em todo caso, esta era uma das muitas leis (mandamentos que Moisés deu antes de morrer) que foram passadas ao povo hebreu com intuito de criar regras civis. Devemos lembrar que este povo havia saído da escravidão do Egito e estava passando por um processo de reorganização social.

Todos aqueles que estavam seguindo Moisés (pouco antes de sua morte) não haviam testemunhado todos os sinais e milagres que Deus havia feito, pois seus pais (que testemunharam) haviam morrido, e também não haviam recebido em “primeira mão” as leis de Deus como seus pais haviam recebido, por isso é que Moisés repetia as leis morais (10 Mandamentos) e ao mesmo tempo, tentava “desmembrar” essas leis morais em exemplos de coisas que poderiam acontecer, como no caso destes versículos que vimos acima. Uma boa explicação sobre o Deuteronômio pode ser lida aqui.

Mas, o que é ser rebelde?

De acordo com os dicionários, é aquele que: se levanta contra a autoridade legítima ou constituída; não obedece; não segue conselhos, etc.
Seus sinônimos são: desobediente, indisciplinado, persistente, teimoso, obstinado, insurreto, revoltoso, revolucionário.

Uma pessoa assim não era bem vinda na sociedade que Deus estava reorganizando em Israel, e os motivos são bem óbvios como vimos acima.

Qual era o objetivo dessa lei?

Quem seguisse esta lei (que era uma vertente do 5º Mandamento: “Honra teu Pai e tua Mãe”) não seria morto, simples assim. O objetivo desta lei era evitar e “eliminar o mal do meio do povo“, ou seja, para que outras pessoas não seguissem o mal exemplo do tal filho, conforme descrito no versículo 21.

 Nota: Infelizmente naquele tempo (e ainda hoje) muitas pessoas não entendem que as leis são criadas para disciplinar (regras) mas também para punir (servir de exemplo aos outros). É assim em todo sistema social, não era diferente antes e não é diferente hoje. Também devemos lembrar que cada nação ou até mesmo pequenas tribos possuem suas próprias leis e normas para a manutenção sadia da sua sociedade. Ou seja, cada sociedade remete suas leis mediante suas necessidades, realidades e valores morais locais e universais, de acordo com seus costumes, crenças e história.

Exemplo: Em alguns países como a Indonésia, a lei local diz que o tráfico de drogas é punido com a morte, ao passo que no Brasil é punido com retenção temporária em presídios. Dois brasileiros foram executados por tráfico de drogas na Indonésia há pouco tempo, mas daí vem a grande pergunta: se eles sabiam que a lei neste país era pena de morte a traficantes de drogas, porque eles ainda insistiram em fazer tal ato?
Basta lembrarmos do significado da palavra “Rebelde” que vimos acima e já temos a resposta.

De qualquer forma, nos serve este conselho de Provérbios 29:18

Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei!

Este filho devasso e bêbado poderia ser uma criança?

Não, conforme vemos no versículo 20, ele era devasso, e vivia bêbado. Se ele era devasso, então já conhecia a vida sexual e tinha erotismo e imoralidade a flor da pele, mas uma criança naquele tempo nem imaginaria o que era devassidão (veja abaixo o significado de devasso). Se ele vivia bêbado, também não deveria ser uma criança, pois assim como nos dias atuais, antigamente também não era permitido que crianças bebessem bebidas alcoólicas (ainda mais na sociedade santa que Deus queria construir), aliás, quem desse este tipo de bebida à crianças também era punido. Portanto, este filho devasso e bêbado deveria ser adulto, ou pelo menos tinha idade suficiente para discernir o certo e errado, com conhecimento das leis.

Mas, o que é ser devasso?

De acordo com os dicionários, é aquele que é imoral; libertino; obsceno, moralmente vergonhoso, depravado, desregrado, dissoluto, libertino. São seus sinônimos são:  carnal, concupiscente, devassado, erótico, impudico, lascivo, libertino, libidinoso, lúbrico, salaz e voluptuoso.

Conclusão

Conforme vimos, o tal filho rebelde, devasso e bêbado não poderia ser uma criança. Também vimos que neste caso, o intuito geral da lei era a convivência pacífica e respeito entre as pessoas, mediante normas e regras, para evitar um mal maior, pois como um ditado diz: “liberdade demais gera libertinagem” ou aquele outro que diz: “nosso direito termina onde começa o do outro.”

É importante dizer que não estamos aqui defendendo a pena de morte, seja no passado ou no presente, mas estamos explicando que se as leis existem, devem ser cumpridas, isto vale para as leis dos homens e para as leis de Deus. Porém, enquanto que a consequência da rebeldia contra as leis humanas pode resultar na morte física, a consequência da rebeldia contra as leis divinas pode resultar na morte espiritual.

Para finalizar, Valdir Steuernagel, um teólogo disse algo muito interessante que podemos levar como lição sobre o assunto que abordamos neste artigo, ele disse:

A relação com Deus é rompida pela incapacidade humana de obedecer e de conviver com limites.

Pense nisto!

Imagem fonte: Ministério Plenitude

Redação Conteúdo Cristão (Allison)

Formação em Meio Ambiente e Sistemas de Informação, autodidata em teologia, já ministrou cursos e criou diversos estudos bíblicos.
Redator, atua e auxilia nos seguintes tópicos do Conteúdo Cristão:


311 posts

Esse artigo foi republicado com a permissão de Conteúdo Cristão.

Blogs relacionados