Back

O Que é o Pentecostalismo Clássico


Entendendo o Pentecostalismo

Por:  Jorge A. Ferreira

O Pentecostalismo Clássico é um movimento tradicionalmente reconhecido, que teve início no século XX, mais precisamente em 1906, em Los Angeles em um galpão alugado na Rua Azusa. Ficou famoso através de expoentes como: William J. Seymour (Considerado fundador do Movimento) que organizou grupos de estudos e orações em busca do batismo com Espírito Santo e dos Dons Espirituais.

O Movimento desde suas origens se inspirou em movimentos anteriores, como: Os Movimentos de Santidade (Holiness), e os movimentos oriundos de diversos pregadores: Smith Wigglesworth, Evan Roberts e etc. Alguns historiadores remetem o movimento à Jonh Wesley, pregador Metodista do século XVIII e os movimentos da Idade Média , como: os Irmãos Morávios.

Desde o início do século XX, havia um desconforto nos seios cristãos devidos à transformações nos âmbitos teológicos e científicos, que causavam frieza e formalismos exacerbados em muitas denominações evangélicas. O Movimento Pentecostal surge neste ambiente de descrença e ataques à fé, exatamente para despertar a igreja protestante, e evitar o declínio que invadiu as igrejas da Europa, levando-as à apostasia. Os Pentecostais buscavam um avivamento do Espírito e uma experiência mais intima com Deus. Seu principal foco foi a manifestação experiencial do Espírito através do falar em Línguas e dos Dons Espirituais.

Nos primórdios do movimento seus idealizadores buscavam uma experiência direta com Deus, baseados basicamente na teologia Lucana, dos Atos dos Apóstolos. Entendiam que as manifestações descritas no Atos não ficaram restritas ao primeiro século, mas eram promessas do Senhor para todos os cristãos de todas as épocas. O Movimento espalhou seu ideal aos cristãos de diversas denominações, além de produzir em seus efeitos, diversas outras.

No Brasil o Pentecostalismo chegou em 1910-1911 com a vinda de missionários originários da América do Norte: Louis Francescon, que dedicou seu trabalho entre as colônias italianas no Sul e Sudeste do Brasil, originando a Congregação Cristã no Brasil. Daniel Berg e Gunnar Vingren na Amazônia e Nordeste, consequentemente nascendo as Assembleias de Deus.

O Movimento Pentecostal enfrentou diversas dificuldades entre as igrejas tradicionais em seu início, mas prevaleceu, historicamente se provando ser necessária diante dos problemas que o racionalismo crítico causou em diversas igrejas. O Pentecostalismo é hoje um dos maiores movimentos dentro do cristianismo, as igrejas pentecostais estão entre as maiores do mundo em número de membros.

Atualmente o Pentecostalismo se desenvolveu ou como alguns crêem, se degenerou em em pelo menos três ondas. Para entendermos um pouco melhor precisamos expor de forma resumida essas transformações.

Posts Recomendados:

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados