Back

Conhecendo a Bíblia (O Livro de Deus)


Bíblia é um livro formado por 66 livros. O vocábulo bíblia vem do latim “biblion” que significa coleção de livros. Portanto a bíblia é uma coleção que contém 66 livros, sendo 39 livros do Antigo Testamento e 27 livros do Novo Testamento. Esses livros foram escritos por aproximadamente 40 homens, em tempos e culturas diferentes durante 16 séculos (1.600 Anos). Porém a harmonia entre eles é de se admirar, fazendo com que esses 66 livros tenham uma única mensagem central, (A Mensagem da Salvação através de Jesus Cristo).

A Bíblia é dividida por gêneros, para melhor compreensão, da seguinte foma:

No Antigo Testamento

Pentateuco: 05 livros de moisés (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio).

O Pentateuco são os primeiros cinco livros da bíblia, é uma coleção de livros atribuídas à Moisés. É chamada pelos Rabinos Hebreus de “Torá” ou Torah, que quer dizer “Instrução”. Trata dos acontecimentos relacionados à criação, o modo de vida dos Patriarcas e a Gênese do povo Hebreu em sua forma histórica (Gênesis e Êxodo). Os demais focam nas leis, cerimônias e histórias do povo.

Os Poéticos: (Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares e Lamentações).

Os livros Poéticos são aqueles aonde encontramos sabedoria, e manifestações poéticas como forma de linguagem. Os Salmos eram usados como cânticos na congregação.

Profetas maiores: (Isaías, Ezequiel, Jeremias, Daniel).

Os Profetas maiores são chamados assim, não por grau de importância, mas por grau quantitativo, devido o volume grande de escritos. Tratam de histórias do povo Hebreu e de profecias relacionadas ao povo e o próprio Messias.

Profetas menores: (Oséas, Joel, Abadias, Amós, Jonas, Miquéas, Naum, Habacuque, Sofonias, Malaquias, Zacarias e Ageu).

Os Profetas Menores, assim como os anteriores são aqueles que apresentam fatos históricos e uma grande parte de profecias relacionadas ao messias e o fim dos tempos. São chamados “menores” devido seu volume ser menor.

Históricos: (Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester).

Os Livros Históricos tratam de diversos momentos do povo Hebreu, como: Reinado de Davi, Cativeiros por qual o povo passou, histórias do tempo dos Juízes e reino de Israel e Judá.

No Novo Testamento

Os Evangelhos: (Mateus, Marcos, Lucas e João)

Os Evangelhos são os quatro primeiros livros do Novo Testamento. Marcos, Mateus e Lucas são os chamados sinópticos, devido a relação que há entre eles, onde os três juntos proporcionam uma melhor compreensão da mensagem dos livros.

O Evangelho de João é diferente em alguns aspectos aos demais, foi escrito não somente para contar a história de Jesus e seus feitos, mas também para explicitar verdades espirituais. Os Evangelhos foram escritos direcionados aos quatro povos existentes na época. Mateus escrito para os Judeus, Marcos para os Romanos, Lucas para os Gregos e João para a Igreja.

Históricos: (Atos dos Apóstolos).

O Livro de Atos é constantemente chamado por diversos comentaristas bíblicos de “Atos do Espírito”, exatamente por focar nas ações da Igreja após o Pentecostes. É um livro histórico que relata a ação da Igreja nos primeiros dias do cristianismo. O livro foi escrito por Lucas “O Médico Amado”.

Cartas de Paulo: (romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon).

As Epístolas de Paulo são aonde estão contidas as doutrinas. Paulo foi um dos maiores teólogos do cristianismo e suas epístolas enviadas a diversas igrejas em sua época, serviram para explicitar as verdades da fé e consolar os cristãos até os nossos dias.

Cartas Universais: (*Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas).

As Epístolas Pastorais são cartas enviadas por diversos apóstolos servindo para exortar as igrejas a viverem na sã doutrina de Cristo. O corpo doutrinal e prático contidos nas cartas são de grande valia para moldarmos nossa visão na verdadeira fé em Deus.

Profético: (Apocalipse).

O Livro do Apocalipse é o livro profético do Novo Testamento. Escrito por João, trata dos últimos dias da Igreja de Deus na Terra. Contém linguagem simbólica e uma mensagem de esperança e fé a todos os Cristãos.

Um Panorama e uma Teologia do Antigo e Novo Testamento é de grande valia para se aprofundar sobre os temas principais dos livros.

*Obs.: O Livro aos Hebreus não é considerado por muitos Eruditos uma (carta) e sim um Tratado, já que não contém as características habituais das demais epístolas.

Trecho do Livro: A Arte de Interpretar as Escrituras, Hermenêutica Bíblica para Iniciantes.

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico.

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados