Back

Entendendo os Dons Ministeriais.


Por Jorge A. Ferreira

Os dons ministeriais (Ofícios) que também podemos chamar de ”dons de Serviços” são dádivas dadas por Cristo para a capacitação da Igreja do Senhor. Esses dons são apresentados em Efésios a partir do capítulo 04 e referenciado na Epístola de Paulo no capítulo 12 (I Co. 12. 28,29). Sendo eles: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres ou Doutores.

A Capacitação ministerial é um dom dado por Cristo, assim como descrito em (Ef. 04. 11) como sendo dons resultantes da obra redentora de Jesus na cruz (Ef. 04. 07-10). ” E Ele mesmo deu uns para Apóstolos, e outros para Profetas, e outros para Evangelistas, e outros para Pastores e Mestres.” São dons que visam a glória de Cristo e o aperfeiçoamento da Igreja (Ef. 04.12) levando os crentes à unidade da fé e ao conhecimento pleno do filho de Deus à medida da estatura de Cristo. Para que os cristãos não sejam meninos inconstantes levado por falsas doutrinas e engano dos homens (EF. 04. 14).

Os 05 Dons Ministeriais

São cinco os dons de ministérios apresentados nas escrituras. Vejamos agora mais de perto como são as operações deles e como eles se manifestam nos dias de hoje.

Apóstolos: Alguns comentaristas bíblicos argumentam que esse dom ficou restrito ao início da Igreja juntamente com o de Profetas, mas veremos adiante que talvez isso não seja bem assim. A Palavra ”Apóstolo” significa ”Enviado” ou seja, uma pessoa enviada por Deus para anunciar as boas novas. Sendo assim, é preciso fazer aqui uma distinção entre os Apóstolos iniciais e o dom de Apóstolo descrito em Efésios. Os 12 Apóstolos são uma categoria de pessoas diferente dos demais, pois, foram escolhidos por Cristo para serem o ”Fundamento” da Igreja. Em reconhecimento pelo trabalho realizado por eles Cristo gravou seus nomes no fundamento da cidade celestial (Ap. 21. 14), portanto, não existem mais Apóstolos da estatura dos 12. Os ”Enviados” ou Apóstolos de Efésios, são dons que Jesus concede aos homens que desprendidos de qualquer apego material, estão dispostos a entregarem suas vidas na obra missionária, desbravando novas terras com o intuito de pregar e anunciar a mensagem de Deus a todos os homens.

Daniel Berg e Gunnar Vingren são dois de milhares de outros cristãos Missionários que impulsionados por seu chamado, deixaram tudo para desbravar em terras estranhas para levar a palavra da salvação aos povos.

Profetas: Esse dom é outro bastante polêmico, por essa razão precisamos antes de tudo entender algo fundamental. Os Profetas do Antigo testamento são uma categoria de Profetas diferentes dos anunciados aqui. O Ministério profético da antiga aliança eram considerados como a própria palavra de Deus, pois, foram levantados pelo Senhor para anunciar as coisas que haveriam de vir, e principalmente anunciar a vinda do filho de Deus (Jesus Cristo) e da nova aliança, que se concluiu com a vinda do Cristo, não havendo mais necessidade destes, devido a conclusão da obra de Cristo na cruz e dos escritos sagrados. O Último profeta desta estatura foi João Batista lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. (Lucas 16:16). Entendendo isso , podemos prosseguir no dom em questão.

Segundo o Teólogo sueco Eurico Bergstén em seu livro sobre a doutrina do Espírito Santo, ele diz que esse dom é um ”Ministério da Palavra, constituído por Deus, com uma preparação Profética, cuja atuação é em favor do trabalho em geral”. Sendo assim, esse Ministério é uma atuação da Palavra que visa, anunciar as coisas futuras e exortar a Igreja a uma vida santa em tom profético.

Evangelistas: O Evangelista é o pregador que visa a salvação das almas (Atos 08. 26., II Tm. 04.5), abrindo novas congregações e cuidando delas até que um Pastor possa assumi-lo para o apascentamento. Esse dom é uma capacitação sobrenatural que lhe dá poder de persuasão para pregar e anunciar as verdades do Senhor, é acompanhado por um amor profundo e empatia pelas almas que estão perecendo sem Deus.

Pastores: O Pastor é o apascentador, é aquele chamado para conduzir o povo na vontade e na doutrina correta, é o anjo da Igreja (Ap. 02.1). O Pastor é o responsável pelo ensinamento da igreja (Hb. 13.07., II Tm. 5.5), e deve servir o povo de Deus sob a direção do Sumo Pastor que é Cristo ( I Pe. 5. 2,4). Aqueles que recebem esse dom, é caracterizado pelo amor as almas e a luta constante para levar a igreja cada vez mais perto de seu Senhor.

Doutores e Mestres: Os Doutores ou Mestres são aqueles que recebem uma capacitação especial para ensinarem a palavra de Deus com poder e com clareza (Rm 12.7). ”Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.” (Atos 18.24). São os teólogos e ensinadores que por amor as escrituras se dedicam em entender e explicar as verdades da doutrina do Senhor (Hb. 5.12).

Os Dons Ministeriais não são cargos dados pelos homens, mas dons ou dádivas dadas por Cristo para ajudar a Igreja e os cristãos individualmente. Que Deus nos ajude a entender a cada dia sobre esses temas e nos conduza a uma vida cristã mais próxima dele.

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados