Back

Entendendo as profecias bíblicas do Antigo Testamento


Como Entender as profecias do Antigo Testamento

Por: Carlos Silva

Com tantas coisas acontecendo neste mundo hoje, sentimos que a Bíblia não tem nenhuma conexão no tempo presente. Este artigo irá explicar e revelar a você que a Bíblia A Palavra do Deus Vivo, tem mais a ver com o nosso tempo, mais do que nunca. Nos três primeiros capítulos de Gênesis, mostra como Adão e Eva foram tirados do Jardim por causa do pecado e afastados da santa presença de Deus. A boa notícia é que o livro de Apocalipse tem as chaves que abrirão os portões do Céu e nos levarão de volta ao paraíso, onde poderemos viver com Jesus, o Filho de Deus, e o Rei dos Reis para todo o sempre!

No entanto, muitos de nós hoje não entendemos o livro de Apocalipse, e então o traduzimos em nossa própria interpretação. 2 Pedro 1:20 diz claramente que: “Sabendo primeiro isto, que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação”.

Então, se não é de interpretação particular, como posso, como indivíduo, entender a Profecia Bíblica?

1. Antes de abrir a Bíblia sempre faça uma palavra oração e peça ao Senhor para lhe dar sabedoria e entendimento. Em Tiago 1:5 diz que “se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, e ser-lhe-á dada”. Então, como você sabe que receberá a sabedoria pela qual orou? Números 23:19 diz que “Deus não é homem, para que minta”.

2. Examine as Escrituras. “Examine as escrituras; porque neles julgais ter a vida eterna; e são eles que de mim testificam”. João 5:39 Nesta escritura Jesus nos admoesta a examinar as escrituras porque as escrituras testificam Dele Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus. Aquele que morreu por nossos pecados.

Para entender as profecias do Apocalipse. Devemos primeiro ter um fundo. Para obter esse pano de fundo, devemos ter conhecimento do Antigo Testamento. Há muitas pessoas que dizem que o Antigo Testamento não tem nada a ver com o Novo Testamento. Se você não entender o Antigo Testamento, nunca entenderá o Novo. Existem 404 versículos encontrados no livro do Apocalipse. Dos 404 versos do livro, 278 versos referem-se a outras histórias e profecias do Antigo Testamento. O Antigo Testamento é uma plataforma para a primeira vinda de Jesus. Ele prepara o cenário e nos dá exemplos de coisas que aconteceriam com Jesus quando Ele viesse, no Novo Testamento.

No Antigo Testamento, revisaremos duas histórias, e depois nos referiremos a elas no Novo Testamento, e como elas se relacionam com a Vida de Jesus.

Primeiro vamos rever a história de José. José era um dos 12 irmãos. (Gên. 37:9 e Gên. 42:13) José teve seu manto tirado dele; seus irmãos o colocaram em uma cova onde ele não tinha comida nem água. José foi então vendido pelo preço de escravo. (Gên. 37:28) Depois que ele foi vendido, seus irmãos pegaram sua túnica e a mergulharam no sangue. (Gên. 37:32) Mesmo tendo passado por essa provação, José ainda saiu vivo. O que José e seus irmãos não sabiam era que Deus tinha um plano maior reservado para eles. Mais tarde, Deus usou José para salvar sua família durante o tempo de fome na terra do Egito.

Agora vamos rever a Vida de Jesus, no Novo Testamento, e ver como ela se relaciona com a história de José no Antigo Testamento.

Jesus tinha 12 discípulos. (Mat. 11:1) Judas vendeu Jesus pelo preço de um escravo, ou 30 moedas de prata. (Mat. 27:3) Uma vez que Jesus estava nas mãos dos principais sacerdotes e Pilatos, Ele foi espancado e suas roupas foram tiradas dele, que foi respingado com seu próprio sangue. (Mat. 27:31) Antes de morrer, Jesus orou por aqueles que o crucificaram, e disse: “Pai, perdoa-lhes porque eles não fizeram o que fizeram”. (Lucas 23:32) Deus também tinha um plano para Jesus. Ele veio para salvar o mundo do pecado.

Aqui nestas duas histórias (por uma tipologia) você verá que a profecia foi predita na vida de José, e foi cumprida na vida de Jesus Cristo.

Algumas semelhanças encontradas aqui são:

1. Tanto José quanto Jesus foram vendidos como escravos.

2. Ambos tiveram suas vestes retiradas.

3. Ambos perdoaram aqueles que pecaram contra eles.

A segunda história que revisaremos é de Abraão e Isaque. Isaque era uma criança especial porque a esposa de Abraão, Sara, não podia ter filhos, e na velhice deles Deus abençoou Abraão e Sara com um filho, Isaque. (Gn 21:3) Deus, testando a fé de Abraão, e lhe disse para sacrificar seu único filho no altar, como holocausto. (Gên. 22:2) Isaque, então, carregou a lenha nas costas para o altar. (Gn 22:6) Quando chegaram ao monte que o Senhor havia especificado, Abraão, então, fez um altar e amarrou Isaque a ele. Quando ele estava pronto para matar seu filho, ele ouviu uma voz de anjo do céu dizendo: “Abraão, Abraão Não coloque a mão sobre aquele rapaz, e não faça nada com ele“. (Gn.22: 9-12) Com ação de graças e louvor, Abraão, ergueu os olhos, e viu um carneiro preso em um matagal pelos chifres. Abraão tomou o carneiro, e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho. (Gn 22:13)

Agora vamos comparar a história de Abraão e Isaque com a história de Jesus e Deus Pai. Assim como Isaque teve que carregar a lenha para o altar, Jesus também carregou a lenha, Ele carregou a Cruz. Quando Jesus morreu, ele tinha uma coroa de espinhos na cabeça. (Mat. 27:29)

Esta história de Abraão e Isaque é importante. Deus sabia que um dia Ele também teria que oferecer seu Filho como sacrifício, como resgate, para pagar o preço do pecado. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16 Eu não posso nem começar a imaginar a dor que Deus Pai sentiu por seu filho morrendo na cruz. “Mas tudo isso foi feito para que se cumprissem as escrituras dos profetas”. Matt. 26:56. O Tipo que aponta para Cristo aqui não é Isaque, mas o cordeiro que já havia sido preparado por Deus para o sacrifício – “Deus preparará o cordeiro”.

Tudo o que posso dizer é que Deus amoroso nós servimos! Ele olhou além de todo egoísmo e deu seu único filho pelos pecados da humanidade.

Então, como você pode ver aqui com os dois exemplos que dei, um conhecimento do Antigo Testamento é necessário para abrir as histórias ou chaves do Novo Testamento. Se você está tentando entender a Profecia Bíblica, então você precisará ter um pano histórico. Se você quer entender o que está acontecendo no mundo hoje, e tentar desvendar a Profecia Bíblica, então você precisa conhecer a história da Bíblia a partir do Antigo Testamento.

Eu oro para que todos que lerem este artigo sejam abençoados em nome de Jesus!

Interpretação Bíblica
como entender a bíblia facilmente

Relacionados:

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados