Back

A Importância do Dom de Profecia


O Dom de Profecia e sua Importância

Por:  Jorge A. Ferreira

O dom de profecia é um dom daqueles que são classificados pelo Apóstolo Paulo de Dons espirituais ou dom do Espírito Santo (I Co. 12) e entre todos os nove apresentados, é o mais enfatizado, principalmente no capítulo 14. Após enfatizar a importância da caridade “o caminho mais excelente” como regulador dos dons no capítulo 13, mostrando aos irmãos da Igreja que os dons espirituais somente são lícitos e eficaz se ordenado pelo fruto do Espírito, Mostra a eles a importância que os cristãos devem ter em buscar com rigor os dons do Espírito, principalmente o de profecia. “Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.” (1 Coríntios 14:1).

O que é o Dom de Profecia?

O Dom de profecia esta relacionado entre os nove dons apresentados por Paulo na primeira epístola aos Corinthios na categoria de dons de inspiração. É um dom dado pelo Espírito Santo por ação de Deus que visa a edificação, exortação e edificação da igreja e que se mostra extremamente útil para revelar a presença de Deus no meios dos fiéis e principalmente para convencer os incrédulos (1 Coríntios 14:3). Segundo o teólogo Stanley Horton, o dom de profecia é uma mensagem espontânea, inspirada pelo Espírito Santo em linguagem reconhecível que edifica, exorta e consola o ouvinte a quem é designada. É uma mensagem vinda por inspiração que fala ao coração do ouvinte.

O dom de profecia é superior ao de línguas, no sentido em que os que falam em línguas apenas edificam a si mesmos, pois falam com Deus, mas os que profetizam, falam da parte de Deus aos homens. “Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. (1 Coríntios 14:3)

Profecia é uma mensagem de Deus dada ao portador do dom por inspiração do Espírito Santo. O profeta deve transmiti-la exatamente como a recebeu. Deus disse: “…Ele assim fará ouvir a minha palavra ao meu povo…” (Jr 23.22). A atitude daquele que profetiza deve ser: “…A palavra que Deus puser na minha boca, essa falarei” (Nm 22.38c). A mensagem recebida por inspiração do Espírito Santo não é transmitida mecanicamente, mas fiel e conscientemente, pois “o espírito dos profetas é sujeito aos profetas” (1 Co 14.32). No momento em que a profecia é transmitida, não é Deus que está falando, mas é o homem que está transmitindo o que de Deus recebeu (1 Co 14.29); se fosse o próprio Deus que estivesse falando, não haveria necessidade de se julgar a mensagem, como está ordenado que se faça (1 Ts 5.21; 1 Co 14.29).

Eurico Bérgsten

A Santa Trindade

A Finalidade do Dom de Profecia

A exortação, edificação e consolação é a principal finalidade do dom de inspiração profética, e pode ser manifestada por todos aqueles que buscam com zelo e se mantém humilde para se deixar ser usado pelo Senhor. “Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.” (1 Coríntios 14:31)

Edificação: Os que profetizam, ao serem inspirados pelo Espírito Santo acabam por edificar, ou seja, construir uma fé mais firme e eficaz na vida dos ouvintes, pois Deus aumenta a fé dos ouvintes, construindo assim uma fortaleza imbatível e poderosa contra o mal.

Exortação: A profecia não somente edifica a fé de quem a ouve, mas também o exorta a ser fiel diante das dificuldades e obstáculos da existência. Exortação aqui, não deve ser entendido somente por repreensão, apesar de estar relacionado. Ser exortado por Deus é ser “animado” e levado ao propósito último do homem, é ser conduzido à esperança final e perseverar na fé até o fim.

Consolação: O Espírito do Senhor é chamado de “consolador”, por essa razão, seu principal propósito é consolar os cristãos diante das lutas que se apresentam no mundo de trevas. A profecia é o meio que Deus usa para consolar os crentes, mostrando a eles que ele está vendo todas as coisas e está no controle do cosmos.

Paulo diz em sua epístola, que além disso a profecia é apta para falar aos corações daqueles que ainda não conhecem ao Senhor. “Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.” (1 Coríntios 14:24,25)

A Relevância do Dom da Profecia

O Dom da profecia não somente foi importante nos dias dos apóstolos, como é de suma importância nos dias atuais. Não há motivo para não crermos assim, pois se quisermos sermos sinceros, precisamos reconhecer que a escritura não nos dá nenhuma razão para acharmos que os dons cessaram nos primórdios, e se levarmos em conta os inúmeros casos de cristãos fiéis que ao longo da história viveram sob tais operações do Espírito, devemos reconhecer que Deus não mudou, e que seus dons são para a Igreja enquanto ela estiver aqui. Sendo assim, os dons do Espírito não deve somente ser crido, mas vivenciado ou experienciado por nós com todo o entusiasmo e fé que os primeiros irmãos tiveram.

Paulo deixou claro que os dons devem ser buscados com afinco e perseverança (I Co. 12.1) e principalmente o de profetizar. Sua importância é notória “O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.” (1 Coríntios 14:4) a edificação do corpo de Cristo é a prioridade da Igreja (depois do próprio Senhor é claro). “Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” (1 Coríntios 14:26).

A Importância deste dom é evidenciada pelo cuidado do apóstolo na observação da ordem no culto e na recomendação de busca com zelo. “Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.”(1 Coríntios 14:39,40). Assim, concluímos que o dom de profecia é importante pois como dom de elocução ou inspiração, ajuda a igreja a viver sempre alerta nos caminhos dos céus e a vivenciar os cuidados do Espírito Santo.

Obs: O Dom de profecia é importante na igreja e deve ser buscado e usado, sempre visando beneficiar a Igreja de Cristo. Porém, como vimos acima, está condicionado ao julgamento da mesma igreja e não deve de forma alguma ser elevado acima das escrituras. Pois a escritura é a profecia perfeita de Deus a nós.

Recomendados

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados