Back

Os 03 Ofícios de Cristo – Sumo Sacerdote, Rei e Profeta


Entendendo Os 03 Ofícios de Cristo
Entendendo Os 03 Ofícios de Cristo

Por Jorge A. Ferreira

Entendendo os Ofícios de Cristo

Quando tratamos das doutrinas referentes a pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo, os teológos chamam essa disciplina de Cristologia. Nela é possível apreendermos sobre a natureza, os atributos e ofícios do Mestre, sendo importante para uma compreensão correta daquilo que Deus nos revelou nas escrituras sobre o filho. Os Ofícios são funções exercidas por alguns homens no Antigo Testamento, como uma antecipação ou sombra da obra de Cristo e ainda que imperfeitos foram de suma importância para entendermos a obra de Cristo na Terra.

Na antiga aliança, Deus separou homens com funções expecíficas para a realização dessas funções. Os Sacerdotes eram responsáveis por oferecer os sacrifícios, a adoração e orações a Deus pelo povo e serviam como intermediários entre eles e Deus. O Profeta era responsável pelas mensagens de exortação e ânimo vindo de Deus ao povo, servindo assim como o inverso do sacerdote, a mensagem vinha de Deus ao Homens. O Rei era o governante, o líder que sob as instruções de Deus levava o povo a cumprir sua vontade, era o representante visível de Deus para Nação.

Vejamos de forma mais detalhada sobre esses ofícios na pessoa de Cristo, são eles : Sumo Sacerdote, Rei e Profeta.

Cristo como: Sumo Sacerdote

No Antigo Testamento os sacerdotes ofereciam sacrifícios continuamente pelos pecados do povo e o Sumo Sacerdote uma vez por ano (Todos os Anos) entrava no Santos dos Santos afim de expiar os pecados da nação. Um sacerdote segundo a linhagem terrena, devia pertencer à descendência de Arão, assim como estipulado em Levíticos (Levítico 1:5). Cristo não era da linhagem Levítica , mas da tribo de Judá, seu ministério está ligado por alusão a Melquisedeque ”Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.”(Hebreus 5:10) nos mostrando sobre sua autoridade real, sua eternidade e a natureza perene de sua obra. Portanto, um sacerdócio não de linhagem terrena, mas eterna e especial como vemos na Epístola aos Hebreus (2.17; 3.1; 4.14,15; 5.6,10; 6.20; 7.11-28; 8.1; 9.II; 10.21).

Cristo ofereceu sacrifício perpétuo uma vez por todas por nossos pecados ”Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.” (Hebreus 9:28). Assim sendo, como sacerdote ofereceu a si mesmo como sacrifício desde a criação do mundo “(Mateus 25:34). Se tornando assim, o Sumo Sacerdote Eterno.

Sendo sacerdote cumpriu o sacrifício (Entregando a si mesmo) de uma vez por todas e mediando o acesso do homem a Deus pela fé ”Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1 Timóteo 2:5). Como Sumo Sacerdote Eterno, intercede por nós continuamente diante do pai celestial.

”Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” (Hebreus 4:16).

Cristo como: Rei dos Reis

Na ocasião em que os Magos interrogam Herodes sobre o nascimento de Jesus, vemos uma frase bem interessante ”Onde está aquele que é nascido rei dos judeus?” (Mt 2.2). Isto nos mostra o caráter real e especial do menino, pois não se tornou rei, mas já nasceu rei. O Próprio Cristo já adulto diante de pilatos confirma isso ”Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci…” (Jo 18.33,37). Jesus não se tornou um rei, como alguns grandes homens da história, pelo contrário ele é REI eternamente.

O Rei tinha a missão de representar a Deus e guiar o povo em sua vontade, Cristo cumpre as duas coisas perfeitamente. Primeiro, porque não só representa a divindade, mas é Deus encarnado, e segundo, porque ele é a vontade do Eterno em plenitude.(João 05:30).

Como rei anuncia seu reino eterno ”Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mateus 4:17). Mas seu reino não é deste mundo, é superior ”Meu reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir minha prisão pelos judeus. Mas o meu reino não é deste mundo ”(Jo 18:36). Foi aclamado pelo povo, mesmo ainda não sendo o tempo ”Bendito o Rei que vem em nome do Senhor!”(Lucas 19:38). Após a ressurreição reina sobre o universo e sua igreja ”sentar-se à sua direita nos lugares celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio e de todo nome que se nomeia, não só neste mundo, mas também no vindouro. Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e apontou-o como cabeça sobre tudo para a igreja”(Efésios 1:20-22, Mt 28:18, 1 Coríntios 15:25). Implantará seu reino definitivamente na Terra sendo reconhecido como: “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Ap 19:16) ”e todo joelho se dobrará diante dele” (Fl 2:10).

OS Ofícios de Cristo como: Profeta

Os Profetas cumpriram um papel importantíssimo na história bíblica e na orientação do povo de Deus, sendo eles os porta vozes que transmitiram (de cima para baixo) as verdades de Deus aos homens. Moisés, além de legislador foi também um dos maiores profetas do antigo testamento e segundo a tradição, autor dos primeiros cincos livros da bíblia (O Pentateuco). Ele mesmo previu um outro profeta ”como ele” em seus escritos ”Eu levantarei entre seus irmãos um profeta como tu, vou colocar as minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar” (Deuteronômio 18:15-18).

Cristo é o profeta anunciado por Moisés, que é ”como ele” no sentido em que assim como Moisés prefigurou o início de uma aliança (a Lei Mosaica) Cristo instituiu a aliança no seu sangue (a Graça)”assim como fora Moisés” (At 7.22). Porém o escritor aos hebreus deixa claro que Jesus é maior que Moisés ”Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou”(Hebreus 3:3). Como profeta Jesus é mais que um canal de transmissão da palavra de Deus, é ele a própria palavra em pessoa ”NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”(João 1:1).

As Escrituras confirmam o ministério profético de Cristo em diversas ocasiões dizendo: ”… foi varão profeta, poderoso em obras e palavras” (Lc 24.19), ”assim como fora Moisés” (At 7.22). A Mulher Samaritana o reconheceu após ter sua vida revelada e disse: ”Senhor, percebo que você é um profeta” (João 4:19). Após multiplicar os pães e peixes à multidão, as pessoas disseram: “Verdadeiramente este é o Profeta que devia vir ao mundo” (João 6:14).

A autoridade de Cristo como sendo a fonte da revelação de Deus e sua superioridade aos outros profetas se expressa na expressão “Mas eu digo …” (Mt 5:22).em contraste com o “Assim diz o Senhor… ” dos demais.

Finalizando

Jesus Cristo cumpriu fielmente esses ofícios dando fim aos sacrifícios e os rituais do antigo testamento se tornando suficiente para salvação e regeneração dos homens e de tudo que um dia foi afetado pelo pecado. Cristo é Superior aos anjos, a Moisés e a Lei. Os Ofícios de Cristo fazem parte da própria natureza de Jesus.

Esse artigo foi republicado com a permissão de O Pentecostal Bíblico

Blogs relacionados